A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

26/11/2014 11:33

MS tem 497 instituições com a missão de ajudar o próximo, segundo IBGE

Das entidades sociais ativas em MS, 67% cuidam da família

Paulo Fernandes
Asilo São João Bosco recebe auxílio do Município, mas também depende de doações constantes (foto: Alcides Neto)Asilo São João Bosco recebe auxílio do Município, mas também depende de doações constantes (foto: Alcides Neto)

Mato Grosso do Sul tem 497 empresas com a missão de ajudar o próximo, 251 delas em plena atividade. Esse é o número de entidades de Assistência Social Privadas sem Fins Lucrativos, segundo pesquisa divulgada nesta quarta-feira (26) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.

Em sua segunda edição (a primeira foi realizada em 2006), a PEAS (Pesquisa de Entidades de Assistência Social Privadas sem Fins Lucrativos), com ano de referência 2013, mapeou a rede privada de Assistência Social em atividade no País.

Mulheres e idosos - O levantamento revelou que mulheres e idosos são o público-alvo da maior parte dessas entidades em Mato Grosso do Sul. Respondem por essas áreas, respectivamente, 104 e 103 empresas.

Entre as entidades em atividade no Estado, 206 executam diretamente o serviço socioassistencial. Uma delas é o Asilo São João Bosco, na Capital, que atende 100 idosos.

O asilo é uma obra da Igreja Católica, administrada pela Arquidiocese de Campo Grande, e que recebe recursos do Município, mas também depende de doações da sociedade. Com 91 de existência, o asilo possui uma equipe de 130 funcionários que se revezam 24 horas por dia, de acordo com o diácono José Carlos.

Ajuda - Quem quiser ajudar os idosos pode fazer doações de fraldas geriátricas descartáveis, alimentos e materiais de limpeza e higiene pessoal, como sabonete líquido e desinfetante. As doações podem ser feitas diretamente no recanto (Avenida José Nogueira Vieira, 1900, no bairro Tiradentes) ou por meio do telefone (67) 3345-0500.

Família - Outra característica apontada pela Pesquisa de Entidades de Assistência Social Privadas sem Fins Lucrativos é que dessas 251 entidades em atividade no Estado, 168 (66,93%) têm como foco a família.

Em todo o País são 14.791 entidades, sendo que 12.228 trabalham exclusivamente com assistência social e 79,7% têm como principal serviço ações de convivência e fortalecimento de vínculos.

Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...
Município de Itaporã comemora 64 anos de emancipação neste domingo
Conhecido como Cidade do Peixe, Itaporã, distante 227 km de Campo Grande, comemora 64 anos de emancipação neste domingo (10). A prefeitura municipal ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions