ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

MST diz que não quer violência durante Abril Vermelho e negocia com governo

Agência Brasil | 14/04/2011 16:29

MST diz que não quer violência durante Abril Vermelho e negocia com governo

O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) iniciou, nos últimos dias, campanha para pedir reforma agrária. O movimento fez cerca de 70 ocupações em mais de 20 estados e mantém acampamentos em dez capitais para marcar a passagem do Abril Vermelho, período tradicional de mobilização do MST.

A orientação é que as manifestações evitem conflitos. “Há um estilo nessas mobilizações que não é de provocar ou criar conflitos que possam gerar qualquer tipo de violência”, disse João Paulo Rodrigues, da coordenação nacional do movimento, à Agência Brasil. Segundo ele, “há um cuidado maior nas ações do MST” e as lideranças têm em vista que “os meios de comunicação a cada momento só tentam achar a parte ruim das mobilizações”.

A decisão de evitar conflitos não representa mudança de estratégia do movimento. “O MST continuará ocupando latifúndio produtivo que não estiver cumprindo a função social, conforme previsto na Constituição”, disse João Paulo, na abertura do seminário Eldorado dos Carajás: 15 Anos de Impunidade, promovido hoje na Câmara dos Deputados.

Quanto ao governo a tática é ser propositivo. “Não é possível transformar a sociedade brasileira com essa estrutura agrária. Para combater a pobreza [objetivo principal anunciado pelo governo Dilma], tem que fazer reforma agrária”, avaliou João Paulo.

Durante a semana, o MST percorreu diversos ministérios para levar às suas demandas. Este ano, o movimento aponta falhas nos assentamentos de trabalhadores rurais (infraestrutura, acesso à escola, crédito) e tenta garantir Orçamento para a reforma agrária em meio ao contingenciamento de mais de R$ 50 bilhões anunciado em fevereiro.

Além disso, o MST pede que o governo não apóie a mudança no Código Florestal, como descrito na proposta do deputado Aldo Rebelo (PCdoB-SP) em discussão na Câmara. “Queremos discutir o projeto de lei”, disse João Paulo.

O governo responderá às demandas do MST e de outros movimentos sociais no dia 2 de maio. A Secretaria-Geral da Presidência da República fez, na segunda-feira (11), reunião com os secretários executivos dos ministérios para encaminhar demandas recebidas. Cada pasta recebeu um CD com a lista de reivindicações que deverão ser respondidas conforme orientação da secretaria.

“O governo está tratando os movimentos sociais com muita seriedade”, frisou André Lázaro, secretário-executivo da Secretaria de Direitos Humanos. “Nós entendemos que são legítimas as reivindicações dos movimentos sociais e entendemos que é legítima a luta pela terra, mas isso tem que se dar nos marcos da legalidade”, apontou o secretário ao comentar que os governos são “datados”, têm prazo para terminar, e os movimentos sociais “têm uma dimensão utópica”. Para Lázaro, “essa tensão é construtiva”.

Nos siga no Google Notícias