A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

15/12/2014 10:40

MST encerra protesto em apoio aos índios e libera BR-262 após 4 horas

Flávia Lima
Trânsito na BR-262 já foi liberado. (Foto: Divulgação)Trânsito na BR-262 já foi liberado. (Foto: Divulgação)

O MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra) encerrou o bloqueio da BR-262, em Terenos, no trecho que liga Campo Grande a Corumbá. O protesto durou quatro horas e provocou um congestionamento de cinco quilômetros. De acordo com Dinho Lopes, da coordenação do MST, o objetivo era chamar a atenção da sociedade para as questões indígenas de Mato Grosso do Sul.

A intenção era manter o protesto até a chegada da imprensa no local, mas o coordenador explicou que as lideranças decidiram por fim ao bloqueio porque o clima começou a ficar tenso no local.

“Somos um movimento pacífico, não queremos violência. Nosso objetivo de mostrar as injustiças que vem acontecendo com os indígenas do estado foi cumprido. Queremos apenas trazer as pessoas para um debate”, ressalta.

Durante o protesto o MST liberou a passagem apenas de motoristas idosos e ambulâncias. O grupo pede a intervenção da PF (Polícia Federal) e Força Nacional de Segurança, principalmente na região de Caarapó, a 273 quilômetros da Capital.

“Semana passada dois indígenas desapareceram e apenas o corpo de um deles, o de uma jovem de 17 anos, foi encontrado até agora”, afirma o coordenador. Ele conta que os indígenas participavam do processo de retomada de uma área próxima a Reserva Indígena Tey’ikue em Caarapó que, segundo eles está sendo desmatada por fazendeiros da região.

Dinho explica que área ocupada pelos indígenas já foi demarcada pela Funai (Fundação Nacional do Índio), mas até o momento não há um posicionamento sobre a terra.

O protesto contou com a participação de pelo menos 200 integrantes do MST que moram no acampamento Dorcelina Folador, que existe há dois anos e fica nas imediações da BR-262. A PRF (Polícia Rodoviária Federal) mandou duas equipes para o local e segundo a assessoria de imprensa não registrou qualquer tipo de incidente.

Curso de instrutor de trânsito do Detran oferece 50 vagas na Capital
O Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul) está com inscrições abertas para o curso de Formação de Instrutor de Trânsito e...
Mega-Sena acumula de novo e prêmio estimado sobe para R$ 43,5 milhões
Mais uma vez a Mega-Sena ficou sem vencedor na faixa principal e, com isso, a premiação acumulou e pode chegar a R$ 43,5 milhões no próximo concurso,...


Mst defendendo também invasões indígenas..."somos um movimento pacífico..."..por isso nas invasões quebram, saqueiam, matam animais, expulsam moradores..querem esta paz também nas aldeias e acampamentos?
 
monica em 15/12/2014 14:51:14
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions