A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

11/01/2011 22:26

Mulher de Coxim faz doação internacional de medula a americano

João Humberto
Para Roseli, a doação foi a melhor coisa que fez neste mundo. (Foto: Divulgação).Para Roseli, a doação foi a melhor coisa que fez neste mundo. (Foto: Divulgação).

Roseli Maria Cervi Kohl, 55 anos, cadastrada desde 2008 como voluntária no Redome (Registro de Doadores de Medula Óssea), foi chamada pelo Hospital das Clínicas da UFPR (Universidade Federal do Paraná), em Curitiba (PR), para doar medula óssea a um americano.

A doadora é esposa do ex-prefeito de Coxim, Moacir Kohl, e disse ao Campo Grande News que se cadastrou no Hemocentro (Centro de Hematologia e Hemoterapia) de sua cidade quando tinha 53 anos.

“Fiz o meu cadastro como doadora voluntária por solidariedade”, explica Roseli.

Seu sangue foi encaminhado ao Inca (Instituto Nacional de Câncer), responsável pelo Redome, com sede no Rio de Janeiro (RJ). Em agosto do ano passado, equipe do Registro de Doadores fez contato com Roseli, questionando se ela realmente mantinha interesse em ser doadora.

Confirmando a resposta, Roseli recebeu a informação de que havia um receptor de naturalidade americana precisando de doação de medula óssea.

“A única coisa que sei é que o americano é solteiro e tem 106 quilos. Como sou doadora não-aparentada (que não possui parentesco com o receptor), as chances de compatibilidade são de uma em um milhão. Estou muito feliz em poder salvar uma vida”, ressalta Roseli.

Após equipe de o Redome entrar em contato com Roseli, ela teve que ser submetida a diversos exames, como ecocardiograma, eletrocardiograma, ultra-som de tórax, pulmão etc.

No dia 3 deste mês, Roseli e o marido foram para Curitiba para ela se preparar para os procedimentos antes de fazer a doação. Segundo ela, o procedimento é totalmente seguro e não causa qualquer risco.

“Minha família me deu muito apoio, todos estavam ansiosos para saber como tinha sido a doação. Agradeço muito a Deus pela oportunidade de fazer uma coisa tão importante em prol de outra pessoa. Acho que foi a melhor coisa que fiz neste mundo”, acrescenta Roseli.

Autorização para psicólogos aplicarem terapia de reorientação sexual é mantida
O juiz Waldemar Cláudio de Carvalho, da 14ª Vara Federal de Brasília, decidiu hoje (15) tornar definitiva a decisão liminar (provisória) que havia pr...
Clientes de banco podem renegociar dívidas no "Caminhão do Quita Fácil"
A partir de segunda-feira (18), clientes das agências da Caixa de Campo Grande terão a possibilidade de renegociar suas dívidas atrasadas há mais de ...
Acordo entre poupadores e bancos vai beneficiar 30% dos que entraram na Justiça
Das 10 milhões de pessoas que entraram na Justiça por perdas no rendimento de cadernetas de poupança, apenas cerca de 3 milhões serão beneficiadas, s...


procuro vc bina se for o mesmo que estudou no colégio agriicola de votuporanga entra em contato comigo através desse email luizcds2006@terra.com.br
 
luiz carlos da silva em 01/08/2013 23:09:57
Querida Filha Roseli Maria Cervi Kohl!Fico completamente orgulhosa e feliz pelo seu belo gesto de poder salvar uma vida.
Tu que nasceste tão pequena, com 2kg e 600g e 42cm, em uma região pouco conhecida,Santos Anjos, Faxinal do Soturno no Rio Grande do Sul, jamais imaginava que no futuro, entre milhões de pessoas, tu minha minha filha,foi comtemplada por Deus para realizar esta tão sublime doação. Se teu pai estivesse entre nós, com certeza ele também ficaria feliz e orgulho de ti. Filha, tu sempre teve um coração grande,desde pequena pensava no próximo,em fazer o bem sem olhar a quem.Quando o meu genro,Moacir Kohl era vice-governador de Campo Grande, este gesto foi repetido várias vezes,tu és muito solidária!Pedi muito a Deus para que tudo ocorresse da mehor maneira possível!E graças a Ele está tudo bem.Com carinho da mãe que te ama muito!BEIJOS
 
Maria Lúcia Biacchi Cervi em 13/01/2011 10:25:46
Deus seja louvado!!! Espero também um dia ser convocado. Já pensou: Entre cerca de um milhão de pessoas ser você a esperança de vida para alguém? Por si só, este já seria um excelente motivo para viver e dar Graças a Deus. Obrigado senhora Roseli. Muito obrigado também aos demais doadores de MO espalhados por essa Brasil a fora. Deus seja convosco.
 
Luis Fernando F Silva em 13/01/2011 01:22:47

Quem estiver interessado no asssunto de doação de medula óssea tecle no (GOOGLE)em "ICLA DA SILVA" e sabera mais sobre ser ser humano de verdade.
 
Amilton ferreira de almeida em 12/01/2011 12:51:32
Fico feliz ao saber que mais uma vida pode melhorada, com a ajuda de alguém que se importa com seu semelhante, e também espero ansiosamente ser chamado para doar minha medula. Pois também sou doador. E modestamente de sangue bom (O-).

Parabéns Professora.
 
FRANCISCO DE ASSIS RODRIGUES em 12/01/2011 12:41:07
Gente, o mundo está mudando! É bom saber que ainda existem pessoas boas que nem a Sra. Roseli Kohl e que as boas notícias começam a ser divulgadas. Vamos continuar divulgando as coisas boas para que elas se multipliquem e, deixar as notícias ruins para a polícia resolver. Que a TV traga para as nossas casas sòmente imagens de boas ações, de coisas positivas e de amor entre as pessoas.
 
Maria Ribeiro Araújo em 12/01/2011 12:37:07
Parabens pela sua atitude
 
Gabriel Mix em 12/01/2011 11:30:24
Parabéns Rosely! Atitudes como a sua salvariam mais pessoas e principalmente crianças. Deus dará a recompensa que você merece. Parabéns! Parabéns! Parabéns! Que Jesus esteja sempre protegendo pessoas iguais a você.
 
Ione Maria Alves em 12/01/2011 11:08:49
Roseli , que Deus te conserve sempre saudável , porque , quando alguem precisar de ajuda , tu estará pronta para ajudar . Um beijo no coração !!!!!
 
Renilce lemes Camargo Rio Brilhante MS em 12/01/2011 11:07:52
Professora Roseli fui seu aluno quando ainda era adolescente, naquela época já te admira muito, com o passar do tempo passei a te admirar mais ainda, e como fui criado nesta cidade assim como milhares de Coxinenses só tenho que agradecer a Deus por ele ter enviado a senhora pra nossa cidade.

Ass. Marcão
 
MARCOS AURÉLIO FERNANDES em 12/01/2011 10:58:38
Parabéns Roseli, pessoas como você é que nos dá a esperança de viver um mundo melhor e mais solidário. Que a sua belíssima atitude se torne um grande exemplo para nós.
 
Ariane Silva Sobral em 12/01/2011 10:54:49
Parabéns Dona Rosely! A sensação de poder ajudar alguém é maravilhosa, e quando se trata de uma vida, é uma bênção! Fiquei muito feliz de saber que ocorreu tudo bem com o procedimento da Sra. e do rapaz! Como diabética, não posso ser doadora de sangue, mas talvez, há uma saída para que eu seja doadora de medula óssea. Vou me cadastrar.
 
Laura Kraemer de Mello em 12/01/2011 10:41:36
Se todo ser humano tivesse consciência da importância de um ato como este teríamos menos sofrimento no mundo. Parabéns dona Roseli
 
Gecione Ribeiro dos Santos em 12/01/2011 10:39:33
Dona Roseli, a senhora é uma uma mulher de tamanho grande, mas seu coração ainda é maior do que a senhora. Prabéns pela sua atitude.
 
Antonio Jose dos santos Gomes em 12/01/2011 10:17:16
Existem diversas formas de colaborar, de ser solidário diretamente com uma pessoa ou comunidade carente ou através de organizações que se propõem a estas atividades. O importante é ser útil de alguma forma. Ser solidário não significa apenas doar alguma coisa material, dar uma esmola, fazer sua contribuição dedutível dos impostos ou participar de campanhas como a fome zero, mas se você tem objetos (roupas, calçados, agasalhos, etc.) sem utilidade, apenas acumulando em sua casa, não hesite em doar. Ser solidário pode ser apenas uma atitude de boa vontade com alguém, ao abrir uma porta, responder uma pergunta corretamente a quem está desorientado, visitar abrigos de crianças ou idosos, visitar doentes que estão sozinhos num hospital, além de auxiliar de alguma forma para minimizar os graves problemas de uma tragédia seja por chuva, fogo, seca ou acidentes.
O gesto de dona Roseli, é muito mais nobre, pois ela doa parte, meso que muito pequena de seu corpo, para salvar a vida de um outro ser humano.
A doação de órgãos é fundamental, pois muitas vezes uma vida depende de gestos assim.
Parabéns
 
José Luiz Kreutz em 12/01/2011 09:58:10
O mundo não é só violência, tragédias, drogas, corrupção. Tem muita gente boa fazendo boas coisas e é muito importante a divulgação de gestos como esse e tantos outros que acontecem todo dia. Senão podemos cair no erro de pensar que o mundo e a vida não valem mais a pena.
 
Marcia Silva em 12/01/2011 09:56:53
Parabéns, Dona Rosely.
Ambos ganharam na loteria... da vida...
 
Silvana Marchewicz em 12/01/2011 09:46:42
Atitudes como a de D.Rosely fazem a diferença, hoje temos dificuldades de uma simples doação de sangue, temos que ficar ligando para parentes e amigos em caso de nescessidade, e é tão simples, para doar a medula óssea ou sangue é só ir no Hemocentro da cidade e fazer doação.
Precisamos mais divulgação de como e onde fazer as doações.

Parabéns D.Rosely, . João E de Mello
 
João E de Mello em 12/01/2011 09:05:06
Parabéns pelo ato de solidariedade! Sou cadastrada há mais de 10 anos como doadora, e não tive, até a presente data, essa felicidade... a de salvar uma vida através de transplante de medula.
 
Simone Marchewicz em 12/01/2011 08:40:38
Parabéns, perdi uma irmã com câncer e sei como é dificíl achar um doador; que Deus te abençõe sempre.....
 
Dora Albuquerque em 12/01/2011 06:20:56
A família HEMORREDE/MS está muito feliz pelo sucesso da sua doação de medula óssea. Nossa equipe de cadastro de doadores voluntários de medula óssea do HEMOSUL coordena nossos postos de coleta e organiza campanhas pelo Estado de MS. Somente no último trimestre de 2010, 11 doadores de Mato Grosso do Sul tiveram suas amostras analisadas para confirmação de compatibilidade e 03 para exames de alta resolução, sendo uma dessas a amostra da Srª Roseli. Esse grande trabalho do Brasil abriu as portas para que o INCA firmasse um convênio com o National Marrow Donor Program - NMDP , que é o banco de doadores de medula óssea dos EUA, considerado o maior do mundo contando com mais de 7 milhões de doadores americanos e mais de 3 milhões de doadores de registros cooperativos, ou seja, de programas de cadastro de outros países. Mato Grosso do Sul atingiu a marca de 50.000 doadores de MO cadastrados e quem quiser doar ou obter maiores informações procure nossos postos: Hemosul, Núcleo Hemoterápico (NH) do Hospital Regional de Campo Grande, NH do Hospital Universitário de Campo Grande, NH de Ponta Porã, NH de Três Lagoas, NH de Corumbá, NH de Paranaíba, Hemocentro Regional de Dourados, Agência Transfusional de Aquidauana e Banco de Sangue da Santa Casa. Agradecemos a todos doadores cadastrados e eu também espero um dia ser compatível e poder efetuar minha doação. Parabéns, Dona Roseli, sua doação foi a complementação do trabalho da nossa equipe e estamos muito felizes!!!
 
Osnei Okumoto em 12/01/2011 04:31:02
Como é bom ler uma notícia como esta, também sou doadora e gostaria de poder o mesmo por alguém, aliás, a Bíblia diz que se podemos fazer o bem para alguém e não o fazemos, cometemos pecado. Parabéns D. Rosely pela sua atitude.
 
Silvia Andrade Silva em 12/01/2011 04:25:03
Dona Roseli, no mundo existem pessoas e pessoas, parabéns pelo seu gesto de humanidade.
 
Angelo Montanher Neto em 12/01/2011 04:14:47
Algumas atitudes transformam o mundo e salvam vidas. Sou seu amigo e seu fã.
 
Paulo de Carvalho em 12/01/2011 03:32:25
Parabéns Sra. Rosely, também sou doadora voluntária e adoraria ser chamada para,como a sra., poder participar dessa corrente de Amor e Solidariedade que salva
vidas.
 
Zuleica Costa em 12/01/2011 02:43:23
Parabens dona Roseli. Estou muito feliz e orgulhosa da senhora por esta boa ação, e como muitos já disseram "são estas boas ações que fazem o mundo ser melhor". Que DEUS a abençoe sempre, me sinto orgulhosa por conhece-la e conhecer tbm sua familia, vcs são exemplos a serem seguidos. Parabens tbm p/ familia Kohl que ofereceu todo apoio p/ nossa querida dona Roseli.
Gde abraço da amiga Sir:)
 
Sirlene Covre em 12/01/2011 02:37:08
parabéns senhora Roseli Kohl que Deus a abençoe sempre e que atitudes como a sua seja sempre repetidas. isso só mostra o quanto a sua alma é boa, que as pessoas percebam que quem não vive para servir não serve para viver.
 
neuma mendes em 12/01/2011 02:20:22
Parabéns D. Rosely, garanto que os anjos estão sorrindo por saber que ainda existe gente de bem como a senhora, que Deus lhe abençoe.
 
Elza Sandim em 12/01/2011 02:15:29
Só poderia ser a minha comadre.
A vida só é digna de ser vivida quando se faz algo em vida pela vida.
Parabéns

Bina
 
José Carlos Tapparo em 12/01/2011 02:13:33
parabéns,eu também sou doador,se todos fossem doadores podiamos salvar muitas vidas no mundo inteiro,que DEUS abençoe!!!
 
Everaldo A da Silva. em 12/01/2011 01:55:36
Atitudes como essas que fazem a VIDA valer a pena.!
Eu gostaria muito de poder achar um doador compativel tambem, acho que fazer o BEM só melhora sua vida
Parabéns Roseli pela atitude digna e solidária
 
Diana Luares em 12/01/2011 01:48:54
Que atitude linda da Rosely! Há! se a sociedade pudesse ver com bons olhos essa necessidade que é tão urgente. Há! se aqueles que são responsáveis pelo processo de colher e aplicar, fosse masi rápido, mais sério, mais comprometido com a vida das pessoas, pacientes que quando chegam a descobrir que precisam de um tratamento às vezes nem sabem onde e como recorrer a um trnsplante. Se é que há uma fila de espera, porque então não se faz uma campanha ainda maior pra que haja possibilidade pra todos. Não posso doar, mas como gostaria de poder! Tive Hepatite e sou diabética hoje, mas gostaria muito de poder fazer uma doação(roupas, calçados, alimentos, isso já faço com boa frequência não acululo nada que não uso, como li ali atrá um comentário, porém além disso, há a saúde ( vida) que é tão urgente. Há se nossas autoridade investissem mais em pesquisas e chegassem a soluções mais rápidas. Meu esposo faleceu, hoje faz 42 dias, diagnóstico"cancer linfático", com 51 anos de idade(muito novo pra morrer tão rápido, 19 dias depois de diagnosticado) e se nossos hospitais, equipes médicas) estivessem preparados pra atender e tratar dignamente ee com maior seriedade, desse maior valor a vida humana? hoje ele estaria ainda conosco, e tudo seria diferente, estaria como esse americano sortudo, que veio pra o nosso país e aqui encontrou uma pessoa compatível, meu esposo não teve a mesma sorte.
 
Eunice Pereira de Oliveira em 12/01/2011 01:45:16
Quem nunca ouviu falar de alguém que tenha tido ou tem Leucemia? Segundo dados do HEMOSUL (2010), hoje as chances de encontrar algum familiar compatível com o doente são de 25% à 30%. O banco de medula óssea busca auxiliar o encontro de possíveis doadores. Porém, é sabido que a cada 100 mil pessoas apenas 1 é compatível para a doação. E se formos falar do Banco Mundial, é 1 a cada 1 milhão!! Hoje no Brasil existem 1.200 pacientes que necessitam de doação da medula, apesar de haver 1.800.000 voluntários cadastrados.
Deveriam haver incentivos a campanhas de cadastro do maior número possível de pessoas no REDOME- Registro Brasileiro de Doadores Voluntários de Medula Óssea. De forma que algumas vidas pudessem ser salvas. Eu sou doadora. Parabéns a esta nobre senhora!
 
Mariana Monfort em 12/01/2011 01:22:34
Parabéns Rosely que Deus te abençoe grande mente.
 
maria andrade silva em 12/01/2011 01:10:58
Maravilhoso poder ajudar...também sou doador....felicidades dona rosely...
 
Benedito santiago em 12/01/2011 01:03:59
PARABÉNS POR ESTE ATO NOBRE.TAMBÉM SOU CADASTRADA COMO DOADORA.
 
ELIENE S DE ALMEIDA em 11/01/2011 11:49:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions