ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Município comemora 63 anos de emancipação política neste sábado

Elci Holsback | 12/11/2016 17:00
Município comemora 63 anos nesse sábado (Foto: Batanews)
Município comemora 63 anos nesse sábado (Foto: Batanews)

Localizado a 311 Km da Capital, Batayporã comemora neste sábado (12) seus 63 anos de emancipação política. Com pontos turísticos conhecidos, como a Lagoa do Sapo e o Balneário Municipal, a cidade é banhada pelo Rio Paraná, que atrai turistas interessados em pesca e contato com a natureza.

Batayporã surgiu de um projeto de colonização do industrial tcheco Jan Antonin Bata, que fundou mais de mais de oitenta cidades em todo o mundo. Foi em homenagem a ele que a cidade tem o nome que inicia com Bata, a letra y, que no guarani significa água e porã, que também de origem guarani significa bonita ou boa. A tradução literal de Batayporã é "Água boa do Bata". 

O processo de criação da cidade iniciou em 1953, na Fazenda Samambaia, que hoje é o município de Batayporã. Os primeiros moradores a chegar na cidade e adquirir lotes vieram doestado de São Paulo e eram trabalhadores dos setores do comércio e transporte. Pela Lei nº. 669, de 11 de Novembro de 1953, publicada no Diário Oficial do Estado de Mato Grosso, nº. 11062, de 14 de Dezembro de 1953, o pequeno povoado foi elevado à categoria de distrito, com a denominação: “Distrito de Batayporã”.

Em divisão territorial datada de 1979, o município era então constituído por distritos: Batayporã e Taquarussu. A Lei Estadual nº 76, de 12 de maio de 1980, desmembra o município de Batayporã e o distrito de Taquarussu é levado à categoria de município.

Atualmente, a cidade situada ao Leste do estado e que conta com pouco mais de 11.200 habitantes, segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) é administrada por Alberto Luiz Sãoveso (PSDB). A partir de 1° de janeiro de 2017 o comando do Executivo Municipal passa para Jorge Takahashi (PMDB). A gestão municipal conta ainda com nove vereadores.

 

 

 

Nos siga no Google Notícias