ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUARTA  24    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Municípios de MS têm adicional de R$ 1,7 milhão para combater a dengue

Edmir Conceição | 07/11/2011 19:03

O valor é referente a incentivo financeiro para a qualificação das ações e controle da doença. Municípios devem entregar plano até dezembro para garantir recurso

O valor é referente a incentivo financeiro para a qualificação das ações e controle da doença. Municípios devem entregar plano até dezembro para garantir recurso

O Ministério da Saúde anunciou a liberação de adicional de R$ 1,7 milhão para os municípios desenvolverem ações de combate à dengue. Para ter acesso aos recursos, no entanto, as prefeituras devem devem apresentar um plano de contingência ao Ministério da Saúde até 15 de dezembro.

Os municípios também têm que se enquadrar nas metas, como número adequado de agentes de controle de endemias para uma maior cobertura das visitas domiciliares, realização do levantamento da infestação de larvas do mosquito, além de adequar a rede de atenção primária para atender os casos na sua área de abrangência.

As ações devem ser aprovadas na Comissão Intergestores Bipartite dos estados (onde municípios e o Estado entram em acordo sobre atuação regional).

Há outras metas que os municípios precisam cumprir como: garantir quantitativo adequado de agentes de controle de endemias; garantia de cobertura das visitas domiciliares pelos agentes; a adoção de mecanismos para a melhoria do trabalho de campo; realização do LIRA (Levantamento Rápido de Infestação por Aedes Aegypti) com ampla divulgação nos veículos de comunicação locais; notificação dos casos graves suspeitos de dengue, entre outras.

Apoio técnico - As secretarias municipais e estaduais de Saúde devem prestar apoio técnico no acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações para prevenção e controle da dengue. Também devem cumprir as ações estabelecidas no Plano Municipal de Saúde.

(*) Com informações do Ministério da Saúde

Nos siga no Google Notícias