A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

14/06/2013 11:49

Na divisa com o PR, protesto de fazendeiros é com panfletagem e sem bloqueio

Aline dos Santos
A exemplo de MS, mobilização no Paraná é contra demarcação de reservas. (Foto: Divulgação)A exemplo de MS, mobilização no Paraná é contra demarcação de reservas. (Foto: Divulgação)

O protesto dos fazendeiros na divisa de Mato Grosso do Sul com o Paraná, que reúne duas mil pessoas, ficou restrito à distribuição de panfletos e discursos, sem o bloqueio da ponte Ayrton Senna, entre Mundo Novo e Guaíra (PR). Também ficou na intenção a proposta da Prefeitura de Guaíra de estabelecer ponto facultativo entre às 12h e 15h desta sexta-feira. O decreto foi revogado por recomendação do Ministério Público.

Os produtores rurais paranaenses, a exemplo de Mato Grosso do Sul, protestam contra as invasões de terra por índios. O presidente da Acrissul (Associação dos Criadores), Francisco Maia, participa da mobilização. Conforme a assessoria de imprensa da associação, na região de Guaíra e Terra Roxa são quase 20 propriedades invadidas, todas pequenas e médias. Os produtores paranaenses denunciam que os índios vêm do Paraguai.

A Parada Rural tem outra frente de protesto em Nova Alvorada do Sul, no entroncamento entre as BRs 163 e 267. Os manifestantes irão distribuir panfletos informativos e pacotes de sementes de hortaliças. No local, engrossam o protesto a senadora e presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil), Kátia Abreu, e os deputados federais.

O conflito fundiário se agravou no Estado no mês de maio. Índios invadiram a fazenda Buriti, em Sidrolândia. A ação de reintegração de posse resultou na morte do terena Oziel Gabriel, de 35 anos. O Ministério da Justiça enviou efetivo da Força Nacional de Segurança para Mato Grosso do Sul.

Parada Rural quer reunir 7 mil e pode fechar ponte na divisa com Paraná
À espera de sete mil pessoas, os fazendeiros realizam dois protestos contras as invasões de terra por indígenas nesta sexta-feira. Com o nome de Para...
Câmara de Vereadores entrega meio milhão de reais em emendas parlamentares
A Câmara Municipal de Costa Rica, a 305 quilômetros de Campo Grande, realiza nesta segunda-feira (dia 11) três sessões, duas delas especiais. Às 14h ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions