A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

20/08/2012 13:06

Na UFMS, técnicos voltam ao trabalho dia 27, mas professores mantêm greve

Mariana Lopes
Professores e servidores da UFMS estão em greve desde o dia 20 de junho (Foto: Arquivo)Professores e servidores da UFMS estão em greve desde o dia 20 de junho (Foto: Arquivo)

Após dois meses de paralisação, os servidores da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) decidiram voltar às atividades na próxima segunda-feira (27). Por outro lado, os professores da instituição resolveram em assembleia que vão continuar em greve por tempo indeterminado.

De acordo com o coordenador do Sista (Sindicato dos Trabalhadores das Instituições Federais de Ensino de MS), Lucivaldo Alves dos Santos, o retorno dos servidores será em todo o Brasil e foi acertado com o governo reajuste de 15%, que serão divididos em três anos.

Os servidores pediram reajuste de para três salários mínimos no piso. Lucivaldo destaca ainda que os aposentados também serão contemplados com o reajuste salarial.

Para os professores, o governo já fechou a negociação com orçamento de R$ 4,2 bilhões em 3 anos, quase a metade do que a classe havia pedido, que de um orçamento de R$ 8,9 bilhões.

De acordo com presidente da Adufms (Associação dos Docentes da UFMS), professor Paulo Roberto Bastos, mesmo os professores tendo consciência de que o governo não reabrirá as negociações, não há previsão para voltarem às aulas na UFMS.

Em nota publicada pelo MEC (Ministério da Educação), no início de agosto, os reitores das universidades e institutos federais foram informados o encerramento das negociações com os docentes, sem qualquer possibilidade de reabertura.

Até o final de agosto, O Ministério do Planejamento ficou de enviar ao Congresso Nacional, até o final do mês, a proposta de carreira dos professores das universidades e institutos federais, já apresentada às entidades representativas dos docentes.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions