A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 19 de Abril de 2018

18/02/2018 07:00

No 1º dia sem horário de verão, temperatura cai e há previsão de chuva

Mínima está em 19º C e semana será de temperaturas menores e chuvas intensas

Osvaldo Júnior
Céu está nublado nesta manhã de domingo em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)Céu está nublado nesta manhã de domingo em Campo Grande (Foto: Paulo Francis)

A leve queda de temperatura neste domingo, aliada com o fim do horário de verão, sugerem bom programa para início do dia: permanecer um pouco mais de tempo na cama. Os relógios estão atrasados em uma hora e os termômetros marcam a mínima de 19º C em Mato Grosso do Sul. O calor, no entanto, retorna no decorrer do domingo, com máxima de 33º C. Há, ainda, previsão de pancadas de chuva e trovoadas isoladas, como tem ocorrido nos últimos dias.

Os dados são do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). Conforme o Instituto, a temperatura apresenta, durante esta semana, leve declínio a cada dia em Mato Grosso do Sul. Deve recuar para a mínima de 18º C na quarta-feira (dia 21) em algumas regiões do Estado. Os termômetros já estão próximos dessa marca. Nas últimas 24 horas, duas cidades do Estado – Ponta Porã (18,6º C) e Amambai (18,9º C) – estão as mais “frias” da região Centro-Oeste.

Essa mudança no tempo resulta de progressiva instabilidade com nebulosidade, conforme o Inmet. “As condições do tempo a partir de segunda-feira estarão diretamente ligadas à formação e evolução de um ciclone no sul do País”, acrescenta o Instituto.

Também é período de chuvas contantes, o que se relaciona ao tempo instável. “A convergência de ventos úmidos e quentes aumenta, o que adiciona mais instabilidade à atmosfera, especialmente à tarde, quando são esperadas chuvas fortes e mais prolongadas”, explica o Inmet.

Neste domingo, deve chover em todo o Estado. Em Campo Grande, o domingo amanheceu com céu está nublado e há previsão de chuva forte. Os termômetros marcam, na Capital, máxima de 30º C e mínima de 21º C.

As chuvas continuam durante a semana em Campo Grande e demais municípios do Estado. Para terça-feira estão previstos os maiores volumes de chuva em Mato Grosso do Sul, principalmente nas cidades do sul e sudoeste do Estado.

Ainda conforme o Inmet, na quarta-feira, à medida que o ciclone afasta da costa da região sul, os ventos seguem aos municípios do sul do Estado. As chuvas cessam e a nebulosidade diminui a partir do sudoeste. Ainda são esperadas pancadas de chuva e trovoadas potencialmente fortes no centro-norte de Mato Grosso do Sul.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions