A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

22/10/2013 15:17

No dia da prova, 31 gestantes podem dar a luz durante Enem em MS

Mariana Lopes

Depois do caso da gestante teve o bebê dentro do banheiro de uma escola, durante a realização da prova do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no ano passado, em Sidolândia, o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) fez o levantamento de quantas candidatas grávidas devem participar do exame e correm o risco de dar à luz.

No Brasil, são 712 gestantes inscritas no Enem de 2013 que os filhos podem nascer até o dia 31 de outubro, ou seja, bem próximo às datas que serão aplicadas as provas.

Em Mato Grosso do Sul são 206 candidatas grávidas que devem realizar a prova neste final de semana, das quais 31 estão com o parto previsto para os próximos dias.

São Paulo é o estado que reúne mais gestantes com previsão de parto no período: 78 inscritas. Em seguida, Minas Gerais, com 74. Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro registram 55. Roraima, com quatro, tem o menor número.

O levantamento dos locais de prova, realizado pelo Inep, mostra que 351 municípios terão participantes nessas condições no exame de sábado (26) e domingo (27).

De acordo com o presidente do Inep, Luiz Cláudio Costa, cada Secretaria de Saúde mapeou os hospitais próximos aos locais de provas onde essas candidatas realizarão o Enem, além da presença de um profissional da Saúde.

Sidrolândia – No ano passado, a estudante Pâmela de Oliveira Lescano, na época com 17 anos, fez o Enem grávida e teve o filho dentro do banheiro da escola na qual realizou a prova.

Ela deu à luz um menino minutos antes de entrar na sala para a segunda etapa do exame, no dia 4 de novembro. Ela foi atendida por uma técnica de enfermagem que estava no local.

Pâmela, que morava em um assentamento próximo a Sidrolândia, recebeu ligação do Ministro da Educação, Aloizio Mercadante, com a notícia de que teria uma nova chance de realizar a prova.

O caso teve repercussão nacional e a jovem ficou conhecida no Brasil todo como a mamãe símbolo do Enem.

Horário - As provas do Enem neste ano, tanto no sábado quanto no domingo próximos, terão início às 13 horas (de Brasília). Os portões de acesso aos locais de provas serão abertos às 12 e fechados às 13 horas, também de acordo com o horário de Brasília. Será impedido o acesso do participante que se apresentar após o fechamento dos portões.

No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e meia para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, serão cinco horas e meia para as provas de redação, linguagens, códigos e suas tecnologias e matemática e suas tecnologias. As duas últimas também terão 45 questões cada uma.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions