A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

05/07/2010 07:13

Notas do Ideb em MS igualam metas previstas para 2015

Redação

As notas de Mato Grosso do Sul no Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) de 2009 superam ou igualam as metas estabelecidas pelo MEC (Ministério da Educação) para 2015. Os dados, que o Ministério disponibiliza hoje, indicam que o melhor desempenho do Estado é no ensino médio, onde está em sétimo lugar no País.

Conforme os índices, antecipados pelo portal Uol, a nota de Mato Grosso do Sul no ensino médio em 2009 foi de 3,8, num índice que vai até 10. Esse resultado era projetado para ser alcançado em 2015. Para o ano passado, a meta estabelecida era uma nota de 3.0

O ensino sul-mato-grossense também aparece entre as dez melhores notas do Ideb nas séries finais do ensino fundamental. Em 2009, a nota alcançada foi de 4,1, a nona melhor no País, bem acima ao objetivo estabelecido, um Ideb de 3.1). A nota quase empata com o que era esperado para 2015, que é um índice de 4,2.

Nas séries iniciais do ensino fundamental, Mato Grosso do Sul teve sua melhor nota, 4,6, embora não tenha ficado entre os estados mais bem classificados. Esse índice também empata com o resultado previsto para 2016 e supera em um ponto a nota projetada para o ano passado.

Explicação - O Ideb é a nota do ensino básico no país. Numa escala que vai de 0 a 10, o MEC (Ministério da Educação) fixou a média 6, como objetivo para o país a ser alcançado até 2021.

O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar (ou seja, com informações enviadas pelas escolas e redes), e médias de desempenho nas avaliações do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), o Saeb - para os Estados e o Distrito Federal, e a Prova Brasil - para os municípios.

O índice foi criado em 2007 e serve tanto como dignóstico da qualidade do ensino brasileiro, como baliza para as políticas de distribuição de recursos (financeiros, tecnológicos e pedagógicos) do MEC. Se uma rede municipal, por exemplo, obtiver uma nota muito ruim, ela terá prioridade na destinação de recursos.

Taxa de Aprovação, Prova Brasil, IDEB e Projeções (até a 4ª, 5ª a 8ª série e Ensino Médio) - Regiões Geográficas e Unidades da Federação

Ensino Fundamental Regular e Ensino Médio Regular

Clientes de banco podem renegociar dívidas no "Caminhão do Quita Fácil"
A partir de segunda-feira (18), clientes das agências da Caixa de Campo Grande terão a possibilidade de renegociar suas dívidas atrasadas há mais de ...
Acordo entre poupadores e bancos vai beneficiar 30% dos que entraram na Justiça
Das 10 milhões de pessoas que entraram na Justiça por perdas no rendimento de cadernetas de poupança, apenas cerca de 3 milhões serão beneficiadas, s...
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions