A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018

17/08/2010 16:09

Nova avenida obriga replantio de palmeira de 23 metros

Redação

As obras do Parque Linear do Segredo forçaram a prefeitura municipal de Campo Grande a replantar uma palmeira babaçu de 23 metros de altura para evitar o corte da árvore, que estava no curso do prolongamento da rua Rio de Janeiro, no bairro Otávio Pécora.

A árvore foi deslocada cerca de quatro metros de onde estava originalmente para outro buraco, no espaço em que será construída uma rotatória. A operação envolveu dois guindastes e outras máquinas pesadas e teve início há mais de 60 dias.

"Tivemos que fazer um estudo para não matar a planta quando ela fosse retirada. Ela foi tratada com hormônio para evitar problemas, e as raízes foram sendo cuidadas para que permitissem que a palmeira se readequasse ao novo local", explicou o secretário municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano, Marcos Cristaldo.

O babaçu tem mais de 80 anos e pesa mais de quatro toneladas. O buraco onde foi replantado tem quatro metros de profundidade e recebeu adubo especial.

O prefeito Nelson Trad Filho acompanhou a operação, e disse que o projeto do Parque Linear obedece a legislação ambiental e não poderia prejudicar uma espécie como o babaçu por conta do desenvolvimento. "O progresso respeita o meio ambiente", disse Nelsinho.

As obras do Parque Linear do Segredo tem início no prolongamento da Avenida Ernesto Geisel e seguem até o bairro Estrela do Sul.

Segundo a Prefeitura, com as obras na cidade, já foi necessária a transferência de outras espécies como aroeira, angico, farinha seca e pau-óleo.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions