ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Novas CNHs têm código de barras digital, tecnologia para evitar fraudes

Em MS e no restante do país, desde o dia 1º de maio, documento é impresso com QR Code

Anahi Zurutuza | 09/05/2017 16:34
Sistema que lê QR Code das habilitações; policiais já podem instalá-lo no celular (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Sistema que lê QR Code das habilitações; policiais já podem instalá-lo no celular (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Desde o começo do mês, as CNH (Carteira Nacional de Habilitação) está sendo emitida em novo modelo. Agora, o documento vem com um QR Code (sigla para Código de Resposta Rápida, em inglês), para dificultar fraudes e falsificações.

Aqui em Mato Grosso do Sul, as CNHs tiradas desde o dia 1º de maio já vêm com o código de barras bidimensional e com dados criptografados. A assessoria de imprensa do Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito), entretanto, ainda não levantou quantos documentos foram impressos com o novo modelo.

No Brasil, segundo o Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), cerca de 300 mil carteiras já têm a tecnologia.

O velho modelo será substituído gradualmente, à medida que os motoristas forem renovando suas habilitações, que têm validade de cinco anos. A nova carteira não exige a substituição das CNHs cujo prazo de validade não tenha expirado.

Em entrevista à Agência Brasil, o diretor do Denatran, Elmer Vicenzi, afirmou que nova tecnologia permite que a foto do documento apresentado pelo cidadão seja comparada à imagem armazenada no banco de dados do Renach (Registro Nacional de Condutores Habilitados).

A checagem pode ser feita até offline, permitindo que policiais rodoviários e outros agentes de segurança usem o leitor instalado em celular, mesmo quando os mesmos estiverem em rodovias e estradas distantes dos centros urbanos.

“As informações que estão disponíveis no QR Code são as mesmas informações biográficas disponíveis na CNH, um dos principais documentos de identificação do cidadão. O QR Code é o primeiro elemento de segurança para a conferência das fotografias, já que a modalidade de falsificação mais comum é manter os dados biográficos [pessoais] do titular, mudando apenas a foto. Agora, qualquer pessoa interessada pode conferir a autenticidade do documento, o que traz segurança jurídica e agilidade aos negócios”, explicou Vicenzi.

Desenvolvido pelo Serpro (Serviço Federal de Processamento de Dados), o aplicativo usado na leitura do código digital está disponível para os sistemas Android e iOS.

Nos siga no Google Notícias