ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Nove cidades do Estado comemoram aniversário nesta quarta-feira

Liana Feitosa | 13/05/2015 12:00
Com pouco mais de 12 mil habitantes, Deodapólis comemora 39 anos. (Foto: divulgação/Prefeitura)
Com pouco mais de 12 mil habitantes, Deodapólis comemora 39 anos. (Foto: divulgação/Prefeitura)

Nove cidades de Mato Grosso do Sul comemoram emancipação política ou fundação neste dia 13 de maio. Distribuídas pelo Estado, Angélica, Aral Moreira, Eldorado, Deodápolis, Bodoquena, Itaquiraí, Sete Quedas, Tacuru e Mundo Novo vivem desenvolvimento e contam com programações especiais neste dia.

Angélica - A 263 quilômetros de Campo Grande, a cidade de Angélica comemora hoje 39 anos. Antes, pertencia ao município de Dourados. Com economia baseada na cultura de cana-de-açúcar e na criação de gado, a cidade conta com 9.185 habitantes segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística).

As comemorações pela data começaram na última quarta-feira (6), com a abertura da 36ª Festa do Peão de Angélica.

Aral Moreira - A cidade comemora a data com inaugurações, shows e entrega de obras como reforma de escolas. Ontem, teve show evangélico no Centro Esportivo Deputado Alexandrino Marques e, hoje, ato cívico, além de inauguração da pavimentação asfáltica do Bairro Central e show com a banda Fruto Proibido, no Centro Esportivo Deputado Alexandrino Marques.

O município, que completa 39 anos de emancipação político-administrativa, conta com 10.251 habitantes segundo o IBGE.

Eldorado - Recebeu esse nome por ser uma terra rica em bens exploráveis. Antes de se chamar Eldorado, o povoado chamava-se Colônia Velha e se tornou distrito do município de Iguatemi. Hoje, também comemora 39 anos de existência.

Deodápolis - A colonização da região ocorreu em 1956, quando 300 homens ocuparam uma área de 240 hectares. Devido ao grande número de famílias, a colônia foi dividida em módulos. Três anos depois se tornou distrito de Vila Glória e, 1963, passou a município de Glória de Dourados. Hoje, conta com 12.588 habitantes.

Bodoquena - Localizado na região da Serra da Bodoquena, a cerca de 70 km da cidade de Bonito, o município de Bodoquena foi colonizado por meio de decreto estadual em 1948. A cidade nasceu como colônia agrícola, um assentamento de 40 mil hectares, no município de Miranda. Atualmente com 7.985 habitantes, a cidade conta com economia baseada na agropecuária.

Itaquiraí - A região foi ocupada primeiramente por bandeirantes, sertanistas e interessados em ouro. A área antes era ocupada pelos Terenas e Kaiowás, que até o século XVIII habitavam o território que se estendia desde os campos de Maracaju até a margem direita do Rio Paraná. Em 1980 foi desmembrado do município de Iguatemi e sua emancipação política-administrativa foi assinada em 13 de maio de 1980. São 18.614 habitantes na cidade.

Sete Quedas - Com 10.780 habitantes segundo o IBGE, Sete Quedas está ao sul da região Centro-Oeste do país e no Sudoeste de Mato Grosso do Sul, sendo que pertence à microrregião de Iguatemi. A 471 quilômetros de Campo Grande, Sete Quedas foi fundada em 13 de maio de 1980, portanto, celebra 35 anos.

Tacuru - Distante 427 quilômetros da Capital, Tacuru é uma palavra em Guarani que significa cupim. Atualmente, conta com 10.215 habitantes, segundo o IBGE, e é cidade essencialmente indígena. Em 1958 se tornou distrito de Amambai e em 13 de maio de 1980 se tornou município do Estado.

Mundo Novo - Ao sul do Estado, Mundo Novo faz divisa com Guaíra, no Paraná, e ambos estão ligados, pela Ponte Ayrton Senna, sobre o Rio Paraná. Mundo Novo também faz divisa com a cidade paraguaia de Salto del Guayrá, centro de compras de livre comércio. Hoje, com 17.043 habitantes, a cidade celebra 39 anos de fundação.

Nos siga no Google Notícias