ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Novo superintendente da PF vem de grupo especializado em combate ao crime organizado

Angela Kempfer | 30/04/2011 11:29
Paulo Marcon será novo superintendente da PF em Campo Grande.
Paulo Marcon será novo superintendente da PF em Campo Grande.

Ainda em São Paulo, prestes a embarcar para os Estados Unidos, o futuro superintendente da Polícia Federal em Mato Grosso do Sul confirmou ao Campo Grande News que deve ser nomeado nas próximas semanas para o comando no Estado.

O delegado Edgar Paulo Marcon atuou até 2009 em Campo Grande, onde foi, inclusive, presidente da Associação dos Delegados da Polícia Federal. Nos últimos dois anos esteve a frente da Delegacia Regional de Combate ao Crime Organizado, em São Paulo.

Nacionalmente, ficou conhecido por ações como a que em 2010 revelou esquema de fraude fiscal e contrabando no Aeroporto Internacional de São Paulo - Cumbica, com rombo superior a 50 milhões de reais em impostos desviados. Auditores da Receita Federal e despachante aduaneiro foram detidos na Operação Trem Fantasma.

“Espero a nomeação para a próxima semana”, diz Edgar Marcon. A substituição a José Rita Martins Lara ocorre porque cada superintendente fica apenas 2 anos em cada superintendência do País.

Sobre Mato Grosso do Sul, ele diz estar preparado para os desafios específicos, como o combate a grupos responsável pelo tráfico de drogas e armas, com entrada pela Bolívia e Paraguai.

Antes de ser oficializado no cargo e já no aeroporto para o embarque, ele não fala sobre planos para a superintendência ou reflexos diante dos últimos cortes feitos no orçamento da Polícia Federal para as ações, com redução de diárias e verbas de custeio, por exemplo.

Hoje ele segue para os Estados Unidos, onde faz curso do FBI sobre crime organizado. “Isso já estava previsto porque é a área que tenho atuado nos dois últimos anos”.

O atual superintendente,José Lara, deve ir para Bogotá – Colômbia, antes de ser realocado em outra superintendência pelo País.

Nos siga no Google Notícias