ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Novos procedimentos de segurança em aeroportos começam amanhã

Mara Riveiros | 17/07/2016 13:28

Os Jogos Olímpicos do Rio vão ser disputados de 5 até 21 de agosto, porém algumas medidas de segurança nos aeroportos, por conta do aumento do fluxo turístico, já começam a ser adotadas a partir de amanhã (18) em todos os municípios do país.

Serão iniciados nos principais aeroportos brasileiros procedimentos adicionais de inspeção para embarque em voos domésticos. As medidas foram estipuladas pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) com o objetivo de padronizar o processo de acordo com recomendações dos órgãos internacionais, conforme a agência Brasil.

Os operadores portuários estimam que a mudança aumentará o tempo para se chegar às salas de embarque. Portanto, é necessário se programar. A orientação é que os passageiros se apresentem para o check-in com uma antecedência maior, de pelo menos 1h30 antes do horário de saída do voo e não mais 1h como acontece hoje.

Dentre as novas medidas, está a vistoria mais rígida da bagagem de mão. Além de passar pelos equipamentos de raios-x, também poderá ser inspecionada pelos agentes. Haverá, também, revista pessoal aleatória, que poderá ser feita manualmente ou com auxílio de um scanner corporal, nos aeroportos que dispuserem do equipamento.

Permanece proibido o embarque com itens pontiagudos ou cortantes, como tesoura, canivete, navalha e alicate. A regra também se aplica para substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis na bagagem de mão. Os notebooks deverão ser retirados das bolsas e colocados em bandejas separadas dos demais objetos na hora de passar pelo equipamento de raios-x.

Os procedimentos de embarque para voos internacionais seguem inalterados em relação aos praticados atualmente, e a antecedência recomendada de apresentação para o check-in é de três horas contadas do momento da saída do voo.

Nos siga no Google Notícias