ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  07    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

OAB irá fazer consulta nacional sobre processo eletrônico

Paula Vitorino | 16/10/2012 11:52

 A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) está preparando consulta para ouvir os advogados de todo país sobre o processo eletrônico, que atualmente já alcança 30 dos 92 Tribunais do Poder Judiciário. A questão é objeto de uma consulta pública do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), visando à sua regulamentação.

Em Mato Grosso do Sul, a expectativa é de que 100% das comarcas do Tribunal de Justiça tenham implantado o processo eletrônico até o fim o ano, como também do Tribunal Regional do Trabalho.

Nos últimos anos, foram emitidos mais de 5 mil certificados digitais para advogados do Estado. Com isso, a OAB/MS tornou-se a segunda seccional com maior percentual de advogados habilitados para atuar com processos eletrônicos, com 67,32% da advocacia certificada.

No fim de 2009 eram apenas 144 advogados com certificação digital em todo o Estado. Hoje, até o mês de setembro deste ano, esse número aumentou para 5.551. Mato Grosso do Sul está atrás apenas do Paraná no ranking nacional, que tem 69,42% de advogados certificados. A média nacional é de 17,13%.

O presidente nacional da OAB, Ophir Cavalcante, ao anunciar a consulta à advocacia brasileira sobre o processo eletrônico, afirmou que  entidade não é contra a sua instalação, mas vê problemas pontuais em diversas regiões e Estados, notadamente no que se refere à infraestrutura de telecomunicações, que dificultam o peticionamento de peças processuais junto aos Tribunais que já ingressaram no sistema.

Em MS, por exemplo, a maior reclamação dos advogados é sobre o sistema eletrônico do TJ/MS, o e-SAJ, devido aos constantes problemas apresentados, que dificultam o trabalho da advocacia.

Nos siga no Google Notícias