ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

OAB promove debate sobre Parque da Serra da Bodoquena

Redação | 14/08/2010 15:23

A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil - seccional Mato Grosso do Sul) realiza na próxima quarta (18) e quinta-feira (19) um workshop de Direito Ambiental que vai abordar a situação do Parque Nacional da Serra da Bodoquena. A discussão quer envolver e esclarecer à sociedade sobre os entraves que impedem a abertura do parque ao público.

O Parque Nacional da Serra da Bodoquena contempla o maior trecho de Mata Atlântica de Mato Grosso do Sul, além de áreas de cerrado e campos alagados. Os municípios de Bonito, Bodoquena, Guia Lopes da Laguna, Jardim, Miranda e Porto Murtinho estão inseridos na região do Parque.

Criado em setembro de 2000, o Parque continua em fase de implantação e não foi aberto ao público. Um dos impedimentos ao funcionamento diz respeito à situação jurídica das propriedades localizadas na área. Muitas ainda aguardam regularização.

Outro ponto a ser abordado no workshop é a compensação da reserva legal em unidade de conservação ambiental. Na visão da OAB, a discussão vai fornecer amparo jurídico aos proprietários rurais que optarem pela alternativa da compensação.

O workshop pretende reunir ambientalistas, cientistas, proprietários rurais, ONGs (Organizações Não Governamentais), advogados, Ministério Público, Poder Judiciário, estudantes e moradores dos municípios onde foi instalado o Parque Nacional da Serra da Bodoquena.

A programação contempla palestra com representante do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), Ministério Público do Paraná, Instituto Chico Mendes e Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul).

Nos siga no Google Notícias