ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, TERÇA  19    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

ONG de SP busca recursos para trazer de volta a MS papagaios apreendidos

Angela Kempfer | 06/03/2011 14:17

Falta de recursos impede que 68 papagaios aprrendidos há 4 anos de traficantes em Mato Grosso do Sul voltem à natureza.

As aves foram levadas para Juquitiba (SP) em 2006 e desde então uma ONG é responsável pelos cuidados e tem já uma proposta para devolver o grupo ao habitat natural, mas falta dinheiro, R$ 100 mil que seriam necessários.

Eles foram retirados com poucos dias de vida dos ninhos, no total eram 124 pássaros, mas cinco morreram e outros foram entregues a criadores cadastrados pelo Ibama.

"Poucas operações como essa ocorreram até agora no país. Pouca gente sabe o que ocorre depois das notícias de grandes apreensões", diz Marcelo Rocha, presidente da SOS Fauna, em entrevista ao Jornal Folha de São Paulo.

Até agora, pessoas têm ajudado na alimentação dos papagaios, mas os valores não são suficientes para a volta a Mato Grosso do Sul. "As esferas de Estado nunca nos ajudaram."

O destino previsto é na região de Nova Andradina, na propriedade de um fazendeiro que está sensibilizado pelo trabalho. Segundo a bióloga Juliana Ferreira,"durante todos estes anos, um dos trabalhos feitos foi o de ensinar eles a obterem alimento sozinhos."

Quando ocorrer, a volta dos papagaios para a mata é voluntária. Um grande viveiro é montado na mata, para uma ambientação. Depois ele é aberto e quem se sentir seguro para voar.

Para o retorno, a ONG ainda busca os recursos que serão utilizados no transporte das aves. (informações da Folha de São Paulo)

Nos siga no Google Notícias