A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 22 de Agosto de 2018

29/10/2011 12:00

Ong faz exame preventivo de câncer de mama e de próstata em vila da Capital

Da Redação
Ginecologia faz exame para detecção de nódulo em mama de paciente. (foto: Divulgação)Ginecologia faz exame para detecção de nódulo em mama de paciente. (foto: Divulgação)

A ONG Grupo Onça Pintada promoveu mutirão inédito em Campo Grande, de exames preventivos para detecção de câncer de mama e de próstata. Segundo o urologista Jamal Salen, que realizou os exames, o resultado do atendimento na Vila Popular surpreendeu, pois em 60% dos exames em homens, foi diagnosticado algum problema de próstata.

“Todos os pacientes foram orientados sobre a importância da prevenção e aqueles que apresentaram algum problema foram medicados e encaminhados para realização de outros exames mais detalhados”, afirmou o urologista, notando que a importância de realizar exames preventivos contra o câncer, ainda têm receio de procurar ajuda médica.

“Ainda existem pessoas que têm vergonha de procurar por atendimento, mas a cada dia nós estamos conseguindo acabar com esse tabu. Ações como essa, do Grupo Onça Pintada, são de fundamental importância e eu parabenizo o deputado Paulo Corrêa pela iniciativa. Agora, juntos, fazendo também o exame contra o câncer de próstata, vamos contribuir ainda mais com a população e com o Estado”, disse.

O aposentado Ramão Valençuelo, de 58 anos, pela primeira vez realizou o exame e descobriu que está com infecção na próstata. “Apesar de saber da importância eu nunca havia feito o exame, porque morava na zona rural e lá o atendimento é mais difícil. Eu moro em Terenos e através do meu vizinho fiquei sabendo que hoje haveria esse atendimento e resolvi participar. Estou com o problema na próstata, fui medicado e vou realizar outros exames”, disse.

O coordenador do mutirão lembra que o câncer de próstata normalmente atinge homens após os 40 anos, no entanto, pessoas mais jovens podem apresentar outros problemas relacionados à próstata e por isso é preciso ficar atendo e em caso de dúvida procurar ajuda médica.

Para a ginecologista Rubia Mara Rodrigues, que participou da ação realizando nas mulheres o exame preventivo contra o câncer de mama, explicou que do total de mulheres atendidas, apenas uma apresentou nódulo em uma das mamas.

“A paciente foi examinada, mas ela já sabia que tinha o nódulo e também já procurou ajuda médica. O que nós percebemos nesse atendimento é que todas as mulheres estão bem orientadas e informadas sobre o câncer de e apenas uma, de 72 anos, nunca tinha realizado o exame. Então iniciativas como essa são importantes, porque no meio de tantas mulheres nós sempre encontramos casos como esse e é uma vida que a gente pode estar salvando”, firmou.

Há dez anos o GOP, que é apoiado pelo deputado estadual Paulo Corrêa, percorre bairros da Capital e do interior do Estado desenvolvendo ações na área de saúde, tendo como principal objetivo a prevenção e o combate ao câncer de mama. Os pacientes são atendidos dentro de uma unidade móvel e enquanto aguardam atendimento, participam de palestras sobre como detectar nódulos e sobre a importância de se realizar o auto exame da mama mensalmente.



PARECE BRINCADEIRA.....COLOCAR O JAMAL COM AQUELES DEDINHOS DELICADOS......
 
GILMAR CANDIDO em 29/10/2011 06:32:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions