A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

29/10/2011 12:00

Ong faz exame preventivo de câncer de mama e de próstata em vila da Capital

Da Redação
Ginecologia faz exame para detecção de nódulo em mama de paciente. (foto: Divulgação)Ginecologia faz exame para detecção de nódulo em mama de paciente. (foto: Divulgação)

A ONG Grupo Onça Pintada promoveu mutirão inédito em Campo Grande, de exames preventivos para detecção de câncer de mama e de próstata. Segundo o urologista Jamal Salen, que realizou os exames, o resultado do atendimento na Vila Popular surpreendeu, pois em 60% dos exames em homens, foi diagnosticado algum problema de próstata.

“Todos os pacientes foram orientados sobre a importância da prevenção e aqueles que apresentaram algum problema foram medicados e encaminhados para realização de outros exames mais detalhados”, afirmou o urologista, notando que a importância de realizar exames preventivos contra o câncer, ainda têm receio de procurar ajuda médica.

“Ainda existem pessoas que têm vergonha de procurar por atendimento, mas a cada dia nós estamos conseguindo acabar com esse tabu. Ações como essa, do Grupo Onça Pintada, são de fundamental importância e eu parabenizo o deputado Paulo Corrêa pela iniciativa. Agora, juntos, fazendo também o exame contra o câncer de próstata, vamos contribuir ainda mais com a população e com o Estado”, disse.

O aposentado Ramão Valençuelo, de 58 anos, pela primeira vez realizou o exame e descobriu que está com infecção na próstata. “Apesar de saber da importância eu nunca havia feito o exame, porque morava na zona rural e lá o atendimento é mais difícil. Eu moro em Terenos e através do meu vizinho fiquei sabendo que hoje haveria esse atendimento e resolvi participar. Estou com o problema na próstata, fui medicado e vou realizar outros exames”, disse.

O coordenador do mutirão lembra que o câncer de próstata normalmente atinge homens após os 40 anos, no entanto, pessoas mais jovens podem apresentar outros problemas relacionados à próstata e por isso é preciso ficar atendo e em caso de dúvida procurar ajuda médica.

Para a ginecologista Rubia Mara Rodrigues, que participou da ação realizando nas mulheres o exame preventivo contra o câncer de mama, explicou que do total de mulheres atendidas, apenas uma apresentou nódulo em uma das mamas.

“A paciente foi examinada, mas ela já sabia que tinha o nódulo e também já procurou ajuda médica. O que nós percebemos nesse atendimento é que todas as mulheres estão bem orientadas e informadas sobre o câncer de e apenas uma, de 72 anos, nunca tinha realizado o exame. Então iniciativas como essa são importantes, porque no meio de tantas mulheres nós sempre encontramos casos como esse e é uma vida que a gente pode estar salvando”, firmou.

Há dez anos o GOP, que é apoiado pelo deputado estadual Paulo Corrêa, percorre bairros da Capital e do interior do Estado desenvolvendo ações na área de saúde, tendo como principal objetivo a prevenção e o combate ao câncer de mama. Os pacientes são atendidos dentro de uma unidade móvel e enquanto aguardam atendimento, participam de palestras sobre como detectar nódulos e sobre a importância de se realizar o auto exame da mama mensalmente.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


PARECE BRINCADEIRA.....COLOCAR O JAMAL COM AQUELES DEDINHOS DELICADOS......
 
GILMAR CANDIDO em 29/10/2011 06:32:00
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions