A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 11 de Dezembro de 2017

11/05/2011 18:28

Operação Elba da Polícia Federal resulta na prisão de 7 pessoas, 4 em MS

Ana Paula Carvalho

Ao todo foram expedidos 19 mandados de prisão.

Investigações começaram com a apreensão de 410 quilos de cocaína, em São Paulo. (Foto: Divulgação)Investigações começaram com a apreensão de 410 quilos de cocaína, em São Paulo. (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal encerrou no fim da tarde a operação que começou durante a madrugada de hoje (11) em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul para desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas.

Segundo o delegado da Polícia Federal de Ponta Porã, Ricardo Hackert, a organização começou a ser investigada após a apreensão de 410 quilos de cocaína em São Paulo no ano passado. Quatro outros flagrantes de apreensão de drogas estão relacionadas ao grupo, entre elas, a apreensão de 262 quilos de pasta base de cocaína, em março deste ano, que resultou na prisão Vilson Antunes, considerado líder da organização.

Hoje, foram cumpridos 19 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão. Duas mulheres foram presas em Ponta Porã e um casal em Dourados. Em Rondonópolis, no Mato Grosso a PF prendeu o apoio financeiro do grupo e outras duas pessoas foram presas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Três integrantes da organização não foram localizados, um em Aral Moreira, outro em Porto Alegre e mais um em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O homem que foi preso em Dourados, já havia sido flagrado em 2009, em Três Lagoas, com 437 mil dólares em espécie que eram resultado do tráfico e pertenciam a Vilson.

Segundo as investigações da PF, o homem que foi preso em Rondonópolis e servia como apoio financeiro para a organização, aplicava fraudes de financiamentos de veículos e injetava o dinheiro no grupo.

Em Cascavel, dois veículos foram apreendidos. A polícia também apreendeu, mais dois veículos, R$8 mil e uma pistola semi-automática calibre .40 em Porto Alegre.

Nove integrantes da organização criminosa que tiveram mandado de prisão expedido nessa segunda etapa da operação, já haviam sido presos em flagrantes anteriores relacionados a mesma operação.

Mesmo com a não prisão de todos os integrantes, a PF considera a operação encerrada, já que o esquema foi desarticulado.

Primeira Etapa da Operação Elba: Em 29 de março, a PF prendeu em flagrante Vilson Antunes, líder da organização, a esposa dele, sogra e mais cinco pessoas. A cocaína era transportada por avião de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e arremessada em uma região entre Porto Murtinho e Bonito.

A droga era carregada pela quadrilha até uma chácara alugada pelo Vilson, onde era enterrada ou escondida em veículos. Na ação, a PF de Ponta Porã teve apoio de policiais federais de Guaíra e Cascavel.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions