ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Operação Elba da Polícia Federal resulta na prisão de 7 pessoas, 4 em MS

Ana Paula Carvalho | 11/05/2011 18:28

Ao todo foram expedidos 19 mandados de prisão.

Investigações começaram com a apreensão de 410 quilos de cocaína, em São Paulo. (Foto: Divulgação)
Investigações começaram com a apreensão de 410 quilos de cocaína, em São Paulo. (Foto: Divulgação)

A Polícia Federal encerrou no fim da tarde a operação que começou durante a madrugada de hoje (11) em Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Paraná e Rio Grande do Sul para desarticular um esquema de tráfico internacional de drogas.

Segundo o delegado da Polícia Federal de Ponta Porã, Ricardo Hackert, a organização começou a ser investigada após a apreensão de 410 quilos de cocaína em São Paulo no ano passado. Quatro outros flagrantes de apreensão de drogas estão relacionadas ao grupo, entre elas, a apreensão de 262 quilos de pasta base de cocaína, em março deste ano, que resultou na prisão Vilson Antunes, considerado líder da organização.

Hoje, foram cumpridos 19 mandados de prisão e 15 de busca e apreensão. Duas mulheres foram presas em Ponta Porã e um casal em Dourados. Em Rondonópolis, no Mato Grosso a PF prendeu o apoio financeiro do grupo e outras duas pessoas foram presas em Porto Alegre, no Rio Grande do Sul.

Três integrantes da organização não foram localizados, um em Aral Moreira, outro em Porto Alegre e mais um em Foz do Iguaçu, no Paraná.

O homem que foi preso em Dourados, já havia sido flagrado em 2009, em Três Lagoas, com 437 mil dólares em espécie que eram resultado do tráfico e pertenciam a Vilson.

Segundo as investigações da PF, o homem que foi preso em Rondonópolis e servia como apoio financeiro para a organização, aplicava fraudes de financiamentos de veículos e injetava o dinheiro no grupo.

Em Cascavel, dois veículos foram apreendidos. A polícia também apreendeu, mais dois veículos, R$8 mil e uma pistola semi-automática calibre .40 em Porto Alegre.

Nove integrantes da organização criminosa que tiveram mandado de prisão expedido nessa segunda etapa da operação, já haviam sido presos em flagrantes anteriores relacionados a mesma operação.

Mesmo com a não prisão de todos os integrantes, a PF considera a operação encerrada, já que o esquema foi desarticulado.

Primeira Etapa da Operação Elba: Em 29 de março, a PF prendeu em flagrante Vilson Antunes, líder da organização, a esposa dele, sogra e mais cinco pessoas. A cocaína era transportada por avião de Santa Cruz de La Sierra, na Bolívia, e arremessada em uma região entre Porto Murtinho e Bonito.

A droga era carregada pela quadrilha até uma chácara alugada pelo Vilson, onde era enterrada ou escondida em veículos. Na ação, a PF de Ponta Porã teve apoio de policiais federais de Guaíra e Cascavel.

Nos siga no Google Notícias