ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

PAC Social da Capital terá maior investimento em saúde

Redação | 17/09/2010 09:28

Os maiores montantes de repasse do PAC Social, do governo federal, devem ser destinados à área de saúde em Campo Grande.

Na prática, o projeto contemplará, além da saúde, as áreas de educação, esporte, lazer e cultura.

Ele prevê a construção de creches, Centros de Educação Infantil, praças, Unidades de Pronto Atendimento e quadras cobertas em escolas públicas, entre outros benefícios sociais.

A informação é do secretário de Governo da Capital, Rodrigo Aquino, que participa nesta manhã de reunião com o prefeito Nelsinho Trad (PMDB) e com secretários das pastas de Saúde, Educação, Obras, Planejamento Urbano e Finanças para definir os projetos prioritários para a cidade.

Segundo Nelsinho, os projetos devem ser apresentados entre os dias 20 de setembro e 29 de outubro, mas Campo Grande deve se antecipar e encaminhar as propostas, no máximo, até o fim do mês. Quem se antecipar, deve ser privilegiado na aprovação de projetos pelo governo.

De acordo com o secretário Rodrigo Aquino, há um limite imposto pelo próprio governo federal para a apresentação de propostas, quase sempre se baseando na quantidade populacional da cidade.

Na área de saúde, os projetos se limitarão a 15 unidades básicas de saúde, duas UPAs, além de creches, quadras cobertas e praças, que terão um diferencial em Campo Grande.

Elas serão instaladas próximas a residenciais edificados pela Emha (Empresa Municipal de Habitação).

Estas praças, segundo o prefeito, serão voltadas a atividades de cultura, lazer, e algumas delas poderão até ter tela para cinema.

O secretário de Governo alertou, no entanto, que as propostas serão apresentadas com muita cautela, já que o município também precisa dar cerca de 10% de contrapartida.

Na área da saúde, por exemplo, há preocupação com a contratação de médicos e enfermeiros para preencher o quadro de pessoal.

"Este é o PAC voltado para a qualidade de vida das pessoas, está relacionado com o lazer, com o esporte, saúde educação", afirmou Nelsinho.

A lista com os projetos a serem apresentados ao governo federal deve ser divulgada pela prefeitura no início da tarde. Os valores das obras também serão avaliados posteriormente, após a reunião entre Nelsinho e os secretários.

Nos siga no Google Notícias