ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Pais enfrentam problemas para confirmar matrícula dos filhos em escolas estaduais

Paula Vitorino | 03/01/2012 13:49
Central de matrículas atende escolas de todo o Estado. (Foto: Simão Nogueira)
Central de matrículas atende escolas de todo o Estado. (Foto: Simão Nogueira)

A uma semana do prazo para confirmação ou pré-matrícula nas escolas estaduais, alguns pais estão encontrando dificuldade para conseguir concluir o procedimento.

Um pai, que não quis se identificar, informou à reportagem do Campo Grande News que desde ontem não consegue confirmar a matrícula da filha na Escola Estadual Hércules Maymone.

Segundo o leitor, o sistema apresenta erro quando deveria gerar a autenticação da matrícula. A confirmação da matrícula é necessária para garantir que a filha irá curso o ano letivo de 2012 na mesma escola.

O problema na Escola Maymone se deve, segundo a Central de Matrícula, à falta de registro dos alunos que ficaram para exame. Como o sistema não foi alimentado por essas informações, ele acaba travado, prejudicando a confirmação de matrícula dos alunos já aprovados. O problema deve ser resolvido ainda hoje, segundo a Secretaria de Educação.

O prazo é até esta sexta-feira (6) e os responsáveis devem ir até a escola que o aluno estuda para fazer a confirmação. Quem perder o prazo irá concorrer as vagas remanescentes a partir do dia 8.

De acordo com o coordenador da matrícula digital do Estado, Jair Carlos Ruck, o problema não é no sistema utilizado para realizar as matrículas, mas sim, na conexão da internet.

“Já fizemos testes e nosso sistema não tem nenhum problema. O que está acontecendo é uma falha na conexão da internet em alguns pontos da cidade”, diz.

Ele afirma que os técnicos da secretária de educação já entraram em contato com a empresa fornecedora da internet para verificar o que pode estar causando a falha na conexão.

Jair ainda ressalta que os pais devem continuar tentando realizar a matrícula até sexta-feira, para não perder o prazo. Ele alerta que 40% dos alunos que precisam confirmar a matrícula ainda não procuraram as escolas e que o procedimento é de responsabilidade dos pais.

Pré - O prazo para a pré-matrícula também é até o dia 6 de janeiro, mas os responsáveis podem fazer o procedimento pelo site www.matriculadigital.ms.gov.br, que pode ser acessado em casa ou na Central de Matrículas e escolas.

A pré-matrícula é para os alunos concluintes do 9º ano em escola que não ofereça o ensino médio, alunos de escola estadual que não ofereça a série subsequente, alunos novos, alunos que desejem mudar de escola e alunos desistentes.

Para quem perder o prazo haverá nova chance entre os dias 8 e 27 de janeiro, onde todos os alunos irão concorrer as vagas que sobrarem da primeira etapa.

Nos dias 8 de janeiro e 29 de janeiro, os candidatos deverão consultar as escolas da Rede Estadual ou os sites www.sed.ms.gov.br ou www.matriculadigital.ms.gov.br a fim de saber para qual escola foram designados e assim efetuar a matrícula, dentro do prazo, munidos dos documentos exigidos na ficha de inscrição.

Caso a matrícula não seja efetuada no prazo estipulado a vaga será destinada a outro candidato. Lembrando que não estará assegurada a vaga para o interessado quando as informações fornecidas na inscrição não corresponderem à documentação apresentada no ato da matrícula.

Para efetuar a matrícula, os candidatos deverão apresentar os seguintes documentos: cópia da certidão de nascimento, casamento ou documento de identidade; guia de transferência e histórico escolar (quando necessário); comprovante de residência; carteira de trabalho (se o aluno for trabalhador); quatro últimos comprovantes de doação de sangue (se a opção for marcada na pré-inscrição) e laudo médico ou atestado (se o aluno possuir necessidades específicas).

Passe de estudante - Os alunos que utilizam o transporte coletivo devem solicitar por meio de cadastramento pela internet o passe de estudante antes de ir à escola confirmar a matrícula. De posse do protocolo, o aluno confirma a matrícula. Os pais podem também solicitar o cadastramento na escola ou na Central de Matrícula.

Dúvidas e informações, pelo telefone da Central de Matrícula, em Campo Grande, (67) 3314-1213 ou pelo e-mail matriculadigital@sed.ms.gov.br. A Central fica ao lado da Morada dos Baís, na Avenida Noroeste.

Nos siga no Google Notícias