ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  25    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Para colônia paraguaia, Dia da Independência do país é "feriado" em MS

Zana Zaidan | 14/05/2014 14:53
Grupo de dança folclórica se apresentou na manhã de hoje (Foto: gabinete deputado Laerte Tetila)
Grupo de dança folclórica se apresentou na manhã de hoje (Foto: gabinete deputado Laerte Tetila)

No dia em que o Paraguai comemora 204 anos de Independência, quem saiu do país vizinho e escolheu Mato Grosso do Sul para morar afirma que não há lugar melhor. Por causa da libertação do país, há 13 anos a data de hoje (14) também foi escolhida para celebrar a chegada da colônia paraguaia ao Estado.

Por aqui, é quase como se fosse feriado, conta o diretor cultural da Associação Colônia Paraguaia em MS, Ricardo Zelada. “Passamos o dia com muita música, dança, é um dia festivo não só para os imigrantes, mas para o sul-mato-grossense”, considera. A data foi instituída por força de lei estadual, em maio de 2001.

Não existem dados oficiais, mas a associação atesta que pelo menos 40% do Estado seja natural ou descendente direto de paraguaios. “Nossa comunidade tem uma forte influência sobre a cultura do Estado, com costume que vão desde o tereré até outros hábitos”, exemplifica. 

Do outro lado da fronteira, a população tem dois dias de descanso. “O processo de independência aconteceu na madrugada entre os dias 14 e 15”, explica Zelada. Amanhã também Dia das Mães, então, “há motivos triplos para comemorar”, acrescenta.

A comemoração começou cedo, com um ato cívico que contou com um grupo de dança folclórica, na presença de autoridades paraguaias, além de representantes das colônias da Capital, Nova Andradina, Dourados, Aquidauana, Jardim e Corumbá, no hotel Bahamas.

Em seguida, todos seguiram para um almoço dançante na sede da Associação, no bairro Vila Pioneiro, e a festa deve seguir tarde afora.

Nos siga no Google Notícias