A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

27/10/2014 08:22

Participantes do Enem podem conferir data e local de prova a partir de hoje

Caroline Maldonado

Os participantes do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) de 2014 podem conferir seus cartões de confirmação de inscrição a partir de hoje (27). O sistema de consulta ao cartão está disponível na página do exame na internet, segundo o MEC (Ministério da Educação). Para acessar a área, o candidato tem que informar CPF (Cadastro de Pessoa Física) e senha para então conferir e imprimir o documento.

Os cartões também serão enviados pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) via correios a partir de hoje (27) nos endereços informados no ato de inscrição pelos participantes.

De acordo com o MEC, os cartões de confirmação apresentam os dados pessoais do participante, nome; CPF; número de inscrição no Enem; data, hora e local de realização das provas; opção de língua estrangeira (inglês ou espanhol), necessidade de atendimento especializado ou específico (quando houver) e indicação de solicitação de certificação do ensino médio (se for o caso).

Em casos de cartões devolvidos pelos correios, o Inep entrará em contato com os participantes por meio de SMS e mensagem eletrônica, por celular e e-mail informados ao instituto na inscrição. Quem não receber o cartão, não conseguir imprimi-lo pela internet ou constatar erro no documento, deve entrar em contato com o atendimento ao participante, pelo telefone 0800 61 61 61. Para acessar o site do Enem, entre em www.enem.inep.gov.br.  

Exame – No primeiro dia, os participantes terão quatro horas e 30 minutos para fazer as provas de ciências humanas e suas tecnologias e ciências da natureza e suas tecnologias, cada uma com 45 questões. No segundo dia, serão cinco horas e 30 minutos para responder as 45 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias e as 45 de matemática e suas tecnologias, além de fazer a prova de redação.

Conforme o MEC, o número de inscritos no Enem 2014 cresceu 21,6% em relação ao ano passado, chegando a 8.721.946 participantes. As provas serão aplicadas dias 8 e 9 de novembro próximo, em todas as unidades da Federação e no Distrito Federal e municípios, às 13h, horário oficial de Brasília.

Vantagens – Com a nota do Enem, o estudante tem acesso ao Sisu (Sistema de Seleção Unificada) e o ProUni (Programa Universidade para Todos), além do benefício do Fies Fundo de Financiamento Estudantil), ao programa Ciência sem Fronteiras e seleções para bolsas de graduação-sanduíche da Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

O estudante que fez o Enem também pode se candidatar a vagas gratuitas de cursos técnicos oferecidos pelo Sisutec (Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica). Estudantes maiores de 18 anos podem obter a certificação do ensino médio por meio do exame.

MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...
Presos da penitenciária federal da Capital são julgados por crime em RN
Um preso custodiado no presídio federal de Campo Grande foi julgado, ao lado de outros três homens, na quinta-feira (14) e nessa sexta-feira (15) por...
Governo Federal reduz período do horário de verão para 2018/19
O presidente Michel Temer assinou hoje (15) um decreto reduzindo em duas semanas o horário de verão em 2018. No ano que vem, a medida começará a vale...
Inscrições para o Vestibular 2018 da UFMS seguem abertas
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions