A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

26/11/2013 16:43

Particulares lideram notas do Enem em MS; única estadual é do interior

Edivaldo Bitencourt e Mariana Lopes
Colégio Harmonia lidera ranking das 20 escolas com melhores pontuações em Mato Grosso do Sul (Foto: Cleber Gellio)Colégio Harmonia lidera ranking das 20 escolas com melhores pontuações em Mato Grosso do Sul (Foto: Cleber Gellio)

Em Mato Grosso do Sul, as escolas particulares lideram o ranking das melhores notas do Enem 2012 (Exame Nacional do Ensino Médio). Entre as 20 primeiras, somente duas não são particulares, o Colégio Militar de Campo Grande, e uma escola estadual do interior do Estado.

A Escola Estadual Dom Aquino Corrêa, de Amambai, a 360 quilômetros da Capital, foi a única da rede pública estadual a figurar entre as 20 melhores do Estado. As outras 18 são particulares, conforme as notas disponibilizadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

O colégio amambaiense superou escolas tradicionais e conceituadas na Capital, como Joaquim Murtinho, Maria Constança de Barros Machado, Severino Ramos de Queiroz, Hércules Maymone e Maria Constança de Barros Machado, que nem figuram entre as 20 melhores do Estado.

Para a coordenadora do colégio, Cristiane Souza Ferreira, o resultado é reflexo, em primeiro lugar, do esforço e dedicação dos próprios alunos. “A maioria dos nossos alunos quer ir para uma universidade, boa parte já tem essa motivação de querer crescer na vida, e isso reflete nos estudos”, ressalta Cristiane.

Outro fator determinante, segundo a coordenadora, é o empenho dos professores em trabalhar com os estudantes.
“Também ampliamos a carga horária de disciplinas que consideramos essenciais para as provas de vestibular, as quais os alunos apresentam mais dificuldade”, afirma Cristiane.

A coordenadora da escola estadual também acredita que a parceria com a família dos alunos traz bons resultados ao desempenho deles. “Sempre procuramos chamar os pais para participarem das atividades, é uma forma de acompanhar de perto a educação dos filhos”, pontua.

ParticularesO líder do ranking é o Colégio Harmonia, de Campo Grande, que teve a participação de 17 dos 18 estudantes do ensino médio no Enem do ano passado. Eles obtiveram a melhor nota de Mato Grosso do Sul, com 649,65, e a 102ª do País, segundo ranking divulgado pelo UOL.

No Enem de 2011, ficou em 4º lugar no ranking geral, ou seja, subiu três colocações em um ano. O diretor do ensino médio da escola, Daniel Martins, afirma que o resultado conquistado é fruto de um processo educacional adquirido a longo tempo.

“A maioria dos nossos alunos entra aqui ainda criança, no ensino fundamental, e se forma no Harmonia, ou seja, acompanhamos todo o processo de ensino deles”, pontua Daniel.

Outro fator apontado pelo diretor do colégio é a qualidade dos professores, que, segundo ele, são bem remunerados e preparados. “Oferecemos treinamentos constantes, os incentivamos a estudar tanto dentro da escola quando fora, até em cursos realizados em São Paulo”, afirma Daniel.

O terceiro ponto, Daniel atribui o sucesso da pontuação à carga horária de estudo dos alunos. “Oferecemos ensino em período integral e bilíngue, além de terem um tempo para estudar sozinhos, mas sempre com apoio dos professores”, explica o diretor do ensino médio.

O segundo lugar ficou com outra escola particular, o Bionatus, também da Capital, com 639,37, a 189ª colocação no ranking nacional.

Em terceiro lugar na classificação geral do Estado e a primeira entre as escolas da rede pública ficou o Colégio Militar, de Campo Grande, com a nota 634,67 (a 241ª colocação no País).

Ranking - Em seguida, as melhores notas ficaram com escolas particulares, com exceção do colégio de Amambai:

Escola General Osório, em Campo Grande (624,22)

Colégio Nota Dez, em Campo Grande (613,31)

Instituto de Educação Paralelus, em Campo Grande (606,31)

Mace, em Campo Grande (599,70)

Escola Franciscana Imaculada Conceição, em Dourados (592,65)

Instituto Paulo Freire, em Campo Grande (592,49)

Escola Particular Educandário Santa Clara, em Paranaíba (585,66)

Colégio Dom Bosco, em Campo Grande (580,73)

Escola Dom Aquino Corrêa, em Amambai (578,85)

Colégio Raul Sans de Matos, em Campo Grande (575,05)

Escola de Educação Cativante, em Rio Brilhante (572,76)

Colégio Honorato Jacques, em Bonito (569,86)

Instituto de Educação Nova Geração, em Campo Grande (569,07)

CENEC – Escola Cenecista Olívia Enciso, em Campo Grande (567,46)

Colégio Nossa Senhora Auxiliadora, em Campo Grande (566,50)



Alguém sabe quanto é a mensalidade do Colégio Harmonia?
 
Flávio Barbosa em 27/11/2013 19:24:08
Acho q o conjunto da obra fez com estas escolas saíssem na frente. Conheço escolas estaduais q passa o aluno qdo faz tarefas, se não faz, cai a nota e consequentemente reprova-o. Se houvesse provas como o Enem para medir o conhecimento dos professores teríamos uma grande surpresa. Estudam, passam no concurso e pronto, acham que sabem tudo. Mas o resultado está aí, precisa rever conteúdos, profissionais, metodologias e quem sabe, esquecer concursos, ganhar por progressão. Gente ia se qualificar e se dedicar muiiiiiito. Atestado médico: nem pensar. Não ganham tão mal não, só que gastam o que não ganham. Nada com isso. Respeito. Mas controle é bom.
 
Eracilda C Gonçalves Gama em 27/11/2013 14:30:19
A Escola Estadual Dom Aquino, provoca aquel@s que nao acreditam na qualidade da Escola Publica, superando varias e nao poucas escolas particulares . Que bom que agora ninguem pode duvidar que e possivel ter bons resultados em escolas publica....Parabens pessoal...
 
Antonia Joana em 27/11/2013 12:57:06
FREDY LUTERO, entendo sua colocação, mas ainda sim prefiro minha filha estudando com 18 do que com 170 alunos...
 
Filipe Alberto em 27/11/2013 12:53:54
Quando as equipes docente,discente,administrativa e comunidades,trabalham com responsabilidade em benefício dos alunos,esse são os resultados alcançados.
PARABÉNS COMUNIDADES ESCOLAR DOM AQUINO CORRÊA. AMAMBAI/MS.
 
Siomara Geremias Domingues em 27/11/2013 11:52:15
Parabéns Escola Dom Aquino,mais uma vez superando,trabalho responsável,equipes docente,discente,administrativa e com a participação da comunidade trazem esses maravilhosos resultados.
 
Siomara GEREMIAS domingues em 27/11/2013 11:47:12
Orgulho de ser Amambaiense, essa pequena cidade tem se destacado ganhando seu espaço no Estado parabéns ao corpo Docente e administrativo do Dom Aquino....
 
NATALY RIBAS em 27/11/2013 09:38:40
Quando todos atuam, quando há o empenho dos alunos, escolas, pais, o resultado é positivo, o sucesso vem.
 
Lourdes Arruda Santana em 27/11/2013 09:27:22
Essas excelentes notas de escolas particulares servem para duas coisas:
1 - As escolas elevarem os valores das mensalidades.
2 - Provar, mais uma vez, que a renumeração do professor da rede pública e ensino está defasada, pois se esses tivessem um melhor salário com certeza iriam se esforçar mais.
Não estou afirmando que são relapsos, mas o combustível de qualquer servidor é a valorização profissional.
Hoje, infelizmente, professor só tem deveres e alunos (principalmente os que só vão à escola para tudo, menos estudar) só tem direitos. A família se esquece que educação se dá em casa, na escola se ensina.
Enquanto perdurar essa situação as escolas públicas ficarão abaixo da média n a qualidade de ensino.
E um viva às cotas....
 
Jair Bastos em 27/11/2013 08:31:15
Quero parabenizar as escolas Paralellus do meu querido amigo Murilo e Nota Dez tendo como parte minha querida amiga Luciana! Sei da dedicação e do carinho que ministram suas aulas tendo como visão não apenas o conhecimento pedagógico mais também um acompanhamento psicopedagógico. Vocês são vitoriosos e mais resultados virão com a grande aprovação de seus alunos em universidades de ponta. Uma braço!!!
 
sandra waleska em 27/11/2013 07:55:06
Parabéns às escolas que estão se superando a cada ano em MS. Quero no entanto, parabenizar especialmente a Escola de Amambai. Não conheço o quadro docente e administrativo mas tenho certeza que essa vitória é mérito de todo o conjunto que tem se esforçado para fazer o melhor. Enfatizamos a importância da participação da família no processo educacional dos jovens e adolescentes. Gente não nasce em chocadeira. Gente tem família, e família é a célula mais importante de todo esse corpo que forma a sociedade. Sem a participação da família tudo ficaria mais difícil.
 
Aldo Rocha em 27/11/2013 00:07:36
Em anos anteriores o Colegio Bionatus superava todas as outras escolas do nosso estado,nesse ano por pouco novamente não fica em primeiro lugar.Tenho um filho que saiu de uma escola publica no interior do nosso estado,e após três anos de cursinho no Bionatus hoje está no terceiro ano de medicina em uma universidade pública.Parabenizo os professores,coordenadores e demais pessoas do Bionatus pela disciplina que mantem entre os alunos.Muitas vezes meu filho chamava o colégio de"Prisionatus,Internatus e até Hospicionatus" dado a rigidez que tem com os alunos.A Palavra sucesso,só vem antes de trabalho no dicionário,portanto quem quer ter sucesso na vida tem que primeiro trabalhar(ralar,estudar muito)
 
carlos cunha em 26/11/2013 21:13:47
UMA MÉDIA COM 18 ALUNOS É COMPLETAMENTE DESPROPORCIONAL A UMA MEDIA FEITA COM 170 ALUNOS ! CHEGA A SER RIDÍCULO! PALHAÇADA! UM PIADA !
 
FREDY LUTERO em 26/11/2013 17:04:46
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions