ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SÁBADO  20    CAMPO GRANDE 20º

Cidades

Pelo menos 357 mil alunos ficam sem aula na "semana do saco cheio"

Adriano Fernandes | 07/10/2016 16:28
Cerca de 357 mil alunos no Estado não terão aula na próxima semana. (Foto: Fernando Antunes)
Cerca de 357 mil alunos no Estado não terão aula na próxima semana. (Foto: Fernando Antunes)

Férias 'fora de época' aguardada pelos alunos da rede municipal e estadual de ensino começa na próxima segunda-feira (10). Até sexta-feira (14), pelo menos 357 mil estudantes de Mato Grosso do Sul não terão aula na famosa “semana do saco cheio”.

A segunda é ponto facultativo em todos os órgãos públicos municipais de Campo Grande, de acordo com a prefeitura. Na terça (11) e quarta-feira (12) já não haveria aula devido aos feriados de divisão e criação de Mato Grosso do Sul e da padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, respectivamente.

Nos outros dois dias da semana, conforme explica a Semed (Secretaria Municipal de Educação), os alunos farão aulas programadas, ou seja, levaram para casa as atividades que deveriam ter feito nos dois dias sem aula.

Já na rede estadual de ensino, a grande maioria das escolas de Mato Grosso do Sul também deverá aderir à folga geral. De acordo com a SED (Secretaria de Estado de Educação), à pedido do Condec (Conselho dos Diretores de Escolas Estaduais de Mato Grosso do Sul), foi feito um acordo entre o conselho e estado para que as aulas de quinta-feira (13) e sexta (14) sejam repostas em novembro.

Para compensar a liberação dos alunos no dia 13, no dia do servidor público (28 de outubro) haverá aula normal. As aulas de sexta-feira (14) serão repostas no sábado, dia 26 de novembro. Segunda-feira (10) também era ponto facultativo e já estava no calendário escolar do estado, desde o inicio do ano.

A chamada 'semana do saco cheio' no calendário escolar é um recesso estudantil que normalmente ocorre entre o feriado da padroeira e o dia 15 de outubro, Dia do Professor. Em Mato Grosso do Sul, o feriado a mais, ou seja, o alusivo à criação do Estado, torna-se um motivo a mais para a folga prolongada.

Alunos - As 94 escolas da Reme (Rede Municipal de Ensino) em Campo Grande têm cerca de 85 mil alunos matriculados. Na rede estadual são cerca de 272 mil alunos em todo o Mato Grosso do Sul. 

Nos siga no Google Notícias