A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

08/07/2010 10:13

PF apreende carros e avião com traficantes de 5 estados

Redação

Sete envolvidos com tráfico internacional de drogas foram presos em flagrante hoje durante operação Araguaia, deflagrada em Mato Grosso do Sul e outros 4 estados. Entre os presos está um policial militar do Estado de Goiás. Outros 3 são pessoas que cumpriam pena e foram soltas ontem e 4 que já estavam presas.

Os detalhes não foram divulgados sobre onde ocorreram as prisões ou apreensões, mas segundo a Polícia Federal de Mato Grosso, que coordena as ações, foram apreeendidos 421 quilos de cocaína e 1.995 quilo de maconha.

Os mandados de busca e apreensão incluíram 8 veículos, uma aeronave e moeda estrangeira, que não foi quantificada.

As investigações iniciaram em junho de 2009, pela Delegacia de Polícia Federal em Barra do Garças (MT), para apurar um esquema de tráfico de pasta base de cocaína e de maconha em larga escala.

A droga vinha de narcotraficantes bolivianos e paraguaios, via Mato Grosso do Sul, que entregavam o entorpecente usando aeronaves e caminhões.

"Uma vez no Brasil, as drogas eram redistribuídas com a utilização de caminhões e veículos de passeio, para traficantes dos Estados de Mato Grosso, Goiás, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Minas Gerais e do Distrito Federal, onde eram comercializadas. A última fase da ação era a lavagem do dinheiro, a fim de dissimular a origem e movimentação e dificultar o rastreio dos lucros obtidos com a comercialização pelos órgãos de fiscalização", explica a Polícia Federal.

A Justiça também decretou quebra dos sigilos bancário e fiscal dos investigados e o sequestro e indisponibilidade dos seus bens e contas em bancos.

Todos os presos responderão pelos crimes de tráfico internacional de drogas, associação para o tráfico e alguns dos envolvidos responderão por lavagem de dinheiro.

O nome operação "Araguaia" faz alusão à região escolhida como base operacional pelos integrantes da organização criminosa.

A Polícia Federal informou que 8 pessoas acusadas de tráfico ainda estão foragidas. São 25 mandados de prisão em MS, Mato Grosso, Minas Gerais, Goiás e São Paulo.

A operação envolveu cerca de 100 policiais federais. Em Campo Grande, a assessoria da PF informou desconhecer a operação. Dados sobre a aoperação no Estado devem ser divulgadas só nessa sexta-feira.

imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions