A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quinta-feira, 14 de Dezembro de 2017

10/06/2011 09:04

PF prende PMs e servidores durante operação contra o contrabando

Francisco Júnior

Participam das ações de hoje, 40 Policiais Federais e 16 Policiais Militares

(Legenda: Capital do Pantanal)(Legenda: Capital do Pantanal)

A Polícia Federal em Corumbá deflagrou nesta sexta-feira (10), a “Operação Babushka”, com objetivo de desarticular uma quadrilha composta por funcionários públicos, transportadores e comerciantes de roupas oriundas da Bolívia.

De acordo com a PF, já foram presos quatro policiais militares e dois servidores administrativos da Receita Estadual e já foram cumpridos 9 mandados de prisão, sendo sete em Corumbá e dois em Campo Grande preventiva, e ainda 6 mandados de busca e apreensão, nos municípios de Corumbá e Campo Grande.

Participam das ações de hoje, 40 Policiais Federais e 16 Policiais Militares. Os Mandados foram expedidos pelo Juízo da 1ª Vara Federal de Corumbá

Organizados em quadrilha, comerciantes de roupas oriundas da Bolívia, os chamados “sacoleiros”, realizavam o transporte de mercadorias, especialmente roupas, oriundas da Bolívia, sem o pagamento dos impostos incidentes na importação, o que configura o crime de descaminho.

As mercadorias do grupo, que tinham como destino várias cidades do Mato Grosso do Sul e outras da região sudeste, especialmente a capital paulista, passavam pelo posto fiscal da Receita Estadual, chamado “Lampião Aceso”, na BR-262, sem serem revistadas, pois dois servidores da Receita Estadual e quatro policiais militares, que trabalhavam naquele posto faziam parte do esquema e facilitavam a passagem das mercadorias mediante o recebimento de propina.

Foram cometidos os seguintes crimes: corrupção ativa e passiva; descaminho e facilitação ao descaminho; e formação de quadrilha. Caso condenados, os indivíduos podem pegar de 8 a 20 anos de prisão. Além dos presos, outras 12 pessoas serão indiciadas, pois participaram de alguma forma do esquema.

As investigações duraram mais de um ano, sendo que durante este período foram presas duas pessoas em flagrante, apreendidos seis veículos de passeio, seis vans e cinco ônibus, todos carregados com mercadorias contrabandeadas, num total de mais de 20 toneladas de produtos contrabandeados.

Os veículos e as mercadorias foram encaminhados para a Receita Federal do Brasil em Corumbá. Ainda ocorreram apreensões em ônibus que faziam a linha regular entre Corumbá e Campo Grande.

Operação – Como a investigação iniciou-se com um objetivo, acabou alcançando outro e depois outro, num efeito surpresa para os investigadores, A PF batizou a operação de Babushka em alusão a uma boneca/souvenir russa, que possui outras bonecas iguais em seu interior, produzindo um efeito surpresa para quem as recebe de presente.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...


admiro esse policiais aprender so agora esse povo esse povo viaja com mercadoria durante os 365 dia do ano issi nao refresca nada o brasil ten que legalizar esse tipo de mercadoria aqui dentro e tao facil so esse ingnorantes politico que nao ve cobran imposto da mercadoria vendida aqui fecha todos os camelodro que ai vira ou cobra imposto com nota fiscal acaba esse descaminho e deixa a policia trabalhar en outro tipo de crime que ta cheio no pais .
 
joao da silva costa em 10/06/2011 11:02:06
Fico muito triste por este fato;pois a nossa Policia Militar passa por uma melhor qualidade de tratamento humano e salarial sendo que tem um Comandante estritamente profissional e humano; isso nos deixa totalmente indiguinado pois não conseguimos ententer o que leva a tomar esta atitude antiprofissional.
 
mario angelo ajala em 10/06/2011 09:44:53
Não entendi o porquê da prisão, afinal não esta furtando o povo, mas sim o governo pra que pagar impostos se essa grana nunca benefecia o povo somentes os nossos representantes, pois o povo ñ tem segurança, saúde, educação ou melhor falta tudo então pra que pagar impostos??
 
Felipe Salinas em 10/06/2011 09:39:19
Tá na hora de fazer uma varredura,e abrir novos concursos para a polícia
 
Cauê Fava em 10/06/2011 09:36:34
porkue nossos governantes em vez de prenderem todo esse povo num arruam uma forma de legalizar essas mercadorias pois o povo pobre k trabalha com vendas de roupas precisa de empregos com isso vai crescer a demanda de desmprego os verdadeiros criminosos k sao o poder politico num vai pra cadeia e nem cria-se formas pra investigar eles
 
nelson barros em 10/06/2011 08:31:57
gostaria tanto de estar exercendo minha funçao, mas um acidente me tirou prematuramente da policia, fico triste em ver essas atitudes de alguns, mas não vamos generalizar pois nossa policia ms, é maior que qualquer deslize.
 
claudio severino de souza em 10/06/2011 08:02:06
Se o governo tivesse noção da quantidade de empregos e sub empregos que estes contrabandos fomentam, agiria com inteligencia, e rapidamente criaria leis que regulamentassem estas atividades fronteiriças, com pequenas taxas, que levassem os pobres dos sacoleitos a tirarem daí o seu sustento, MAS, como tudo neste país é para favorecer as classes mais poderosas, prende-se, condena-se, fecha-se, pune-se e "trbalha-se para ingles ver", to deixando aqui minha opinião como cidadã que não aguenta mais pagar impostos elevadíssimos nas roupas e objetos que preciso comprar...
 
Maria de Angelo em 10/06/2011 04:58:33
Se o problema da corrupção no Brasil fosse somente na PM,seria facil o Brasil ser um País descente!Mas a corrupção é um cancer que esta enraizada em todas as esferas do poder no País.Herança da colonização de Portugal....
 
edson gonçalves penedo em 10/06/2011 04:22:37
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions