ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Plano para segurança na fronteira prevê 3,1 mil policiais e agentes

Leonardo Rocha | 10/10/2013 09:11
André destaca que governo federal precisa apoiar o Estado já que 4 mil presos são federais (Foto: Arquivo)
André destaca que governo federal precisa apoiar o Estado já que 4 mil presos são federais (Foto: Arquivo)

O governo estadual divulgou, hoje no Diário Oficial, o plano estadual de segurança na fronteira. As ações de combate ao crime organizado, contrabando, tráfico de drogas, homicídios, execuções e roubos de veículos vão contar com efetivo de 3,1 mil policiais e agentes de segurança.

O plano destaca que existe uma rota de veículos furtados e roubados de outros estados que passam por Mato Grosso do Sul em “moeda” de troca por drogas e armas, já que os países vizinhos são produtores de maconha, haxixe, cocaína e crack.

Outra preocupação é com a entrada de drogas e contrabando no Estado em direção aos grandes centros comerciais do país. Estes produtos ilícitos são controlados por facções criminosas e o crime organizado.

De acordo com o governo estadual, todo este plano de ação será publicado em detalhes em ato da Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública.

Estrutura - O governo divulgou que a fronteira com o Paraguai tem uma extensão de 1.131 km, sendo 434 apenas de fronteira seca. Em relação à Bolívia são 386 km com 319 de área seca.

O executivo estadual conta com um efetivo de 3.140 profissionais divididos em instituições que atuam na faixa de fronteira. A DOF (Departamento de Operações de Fronteira) e Defron (Delegacia Especializada de Repreensão aos Crimes de Fronteira) têm quatro unidades e efetivo de 123 agentes.

Já a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) possui 22 unidades, com efetivo de 432. Ela tem a disposição 2.518 vagas, no entanto tem uma população carcerária de 5.285.

A SAS – UNEI (Unidade Educacional de Internação) tem cinco unidades com efetivo de 121 profissionais e 140 vagas a disposição, apesar de ter uma população carcerária de 154. Já a Policia Militar tem disponíveis 74 unidades na área de fronteira, tendo efetivo de 1453 agentes.

A Polícia Civil possui 64 unidades, com 409 profissionais, enquanto a perícia tem sete (unidades) e 127 agentes à disposição. Para completar o trabalho, o Corpo de Bombeiros dispõem de 14 unidades, com um grupo de 475 membros.

Reclamação - O governador André Puccinelli (PMDB) declarou que precisa de apoio e investimentos do governo federal em relação à segurança na fronteira, já que segundo ele, o Estado do Mato Grosso do Sul tem mais de 4 mil presos federais, que estão envolvidos em crimes como tráfico de drogas, contrabando e roubo de veículos nesta faixa de fronteira com os países vizinhos.

Nos siga no Google Notícias