A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 15 de Dezembro de 2017

02/01/2014 17:10

PM adota novas estratégias e reduz número de crimes em 12% no Estado

Bruno Chaves
Coronel David, ao centro, divulga resultado da operação de fim de ano (Foto: Bruno Chaves)Coronel David, ao centro, divulga resultado da operação de fim de ano (Foto: Bruno Chaves)

O índice de criminalidade em Mato Grosso do Sul teve redução de 12,4% entre os dias 30 de novembro e 31 de dezembro de 2012 – período correspondente ao policiamento ostensivo da “Operação Feliz Cidade”. Os dados de cinco cidades do Estado foram divulgados nesta quinta-feira (2) pelo comandante da Polícia Militar, coronel Carlos Alberto David dos Santos.

Durante a operação, 1,7 mil militares reforçaram a segurança nas cidades de Campo Grande, Corumbá, Dourados, Ponta Porã e Três Lagoas. Nesses locais, as ocorrências de homicídios reduziram de 61 para 49, queda de 19,6%; os furtos diminuíram em 13,7% e os roubos em 4,4%.

Na Capital, os dados também foram positivos. Os furtos diminuíram 5%, os roubos 11,1% e os homicídios 48% – 25 pessoas perderam a vida em dezembro de 2012 e 13 morreram em dezembro do ano passado.

“Quando se fala em redução de criminalidade, os dados demonstram um resultado altamente positivo”, opina o coronel David. O comandante ainda destacou a redução do efetivo na operação de 2013, quando comparada a de 2012.

Mesmo com uma diminuição de 30% de militares – 2,5 mil em 2012 para 1,7 mil em 2013 – os resultados obtidos na prática foram melhores. “Utilizamos novas estratégias e ouvimos a comunidade. Quando ouvimos e ficamos onde o problema existe, temos menos chance de errar”, acredita.

Para David, mesmo buscando a perfeição, a polícia ainda se depara com situações de roubos e mortes. “Como o caso do filho que matou o pai. Não há ação de prevenção que acabe com isso. Infelizmente, esse tipo de conduta é reflexo de pessoas agressivas que ingerem bebidas na passagem o ano e se utilizam de violência para resolver assuntos. Para isso, só há reflexão”, pensa.

Centro de Campo Grande – Dos 700 militares que reforçaram a segurança em Campo Grande, 300 atuaram na região central. Com o policiamento ostensivo a pé, a cavalo, de bicicleta e com viaturas, as ocorrências de roubo e furto caíram 17,1% e 2,5%, respectivamente, no Centro. Os dados comparam 2013/2012.

“Foi até estranho. Percebemos tudo tranquilo, nenhum arrombamento”, admira o diretor da ACICG (Associação Comercial e Industrial de Campo Grande), João Carlos Polidoro. “Mesmo com efetivo menor, percebemos mais eficiência da polícia”, elogia.

Para o comandante do batalhão central da Polícia Militar em Campo Grande, tenente coronel Voltaire Flamarion Garcia Diniz, o policiamento a pé e de bicicleta foram fundamentais na queda da criminalidade no fim do ano. “Os policiais abordam, de forma mais fácil, usuários de drogas, que geralmente cometem os furtos e roubos no comércio”, diz.



Para o comandante da PM, Secretário de Segurança e Outros que dependem dos meus e seus impostos....
Ontem por volta das 21:30 horas, minha cunhada foi surpreendida com um barulho da porta de entrada de sua casa ao verificar, já viu dois assaltantes um deles armado indo em sua direção, com o susto e puro reflexo, conseguiu fechar com chave a porta da sala, indo para os fundos, e começo a gritar, por socorro, ligou em desespero para meu celular, e tanto eu quanto ela, bem como minha filha tentamos o 190, e passado quase 24 horas, ninguém apareceu para dar socorro,,,,,,,,, por sorte os Bandidos foram embora,..........
Até quando contaremos com a Sorte......................
 
Gilberto Pântano em 02/01/2014 22:47:34
Reduzido em 30% a polícia se acha responsável pela diminuição do números de crimes? Que ridículo, o que diminuiu o número de crimes foi a melhora na qualidade de vida das pessoas produzido pelo menor número de desempregados. É que agora a população tem trabalho na maioria do MS e o número de desemprego aqui agora é um dos menores em percentual do país.
 
Marcelo do Nascimento em 02/01/2014 20:28:43
imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions