A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 22 de Outubro de 2018

13/08/2015 15:40

Polícia é capacitada para combater contrabando e prejuízo de R$ 100 bi

Filipe Prado
Os policiais realizaram um demostração de policiamento usando helicóptero (Foto: Pedro Peralta)Os policiais realizaram um demostração de policiamento usando helicóptero (Foto: Pedro Peralta)

O prejuízo anual com o contrabando na fronteira de Mato Grosso do Sul supera R$ 100 bilhões. Para conter este número, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) realiza um congresso para a capacitação de policiais para a fiscalização e captura de suspeitos de contrabando e tráfico de drogas.

Na abertura, a CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) realizou uma demonstração de fiscalização utilizando um helicóptero. Os policias simularam a perseguição a um suspeito e também a descida da aeronave utilizando a técnica do rappel.

O coordenador-geral da CGPA, coronel Edilson Duarte, explicou que o helicóptero é usado para o deslocamento de policiais e entrada em lugares com difícil acesso, onde uma aeronave de asa fixa não pousaria, como presídios.

“O helicóptero beneficia no policiamento nas regiões de difícil acesso, como a região Pantanal, que abrange boa parte do Estado”, explicou Duarte.

A fronteira seca de Mato Grosso do Sul, 16 mil quilômetros que abrange Paraguai e Bolívia, é de difícil fiscalização, por isso a polícia realiza esta integração. “A fronteira de MS é uma das mais frágeis, onde se há facilidade na entrada e saída de produtos ilícitos”, comentou o coronel.

Dados dos Idesf (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteira) revelam que os cigarros são os mais contrabandeados, 67% do total. Seguido de eletrônicos, 15%, produtos de informática, 5%, e vestuários, 3%.

Conforme a Sejusp, de janeiro a junho de 2014 foram apreendidas 87 toneladas de drogas, mas no mesmo período deste ano a quantidade subiu para 120 toneladas, aumento de 234%.

Participam do congresso representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Policiais participam de treinamento na Capital na manhã de hoje (Foto: Pedro Peralta)Policiais participam de treinamento na Capital na manhã de hoje (Foto: Pedro Peralta)
Enem: estudantes podem confirmar inscrição a partir desta 2ª feira
A partir desta segunda-feira (22), os estudantes que vão fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2018 podem acessar os cartões de confirmação d...
TSE prepara anúncio de medidas de combate às fake news
A uma semana do segundo turno, o Tribunal Superior Eleitoral marcou para hoje (21) à tarde uma entrevista à imprensa em que devem ser anunciadas medi...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions