A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Domingo, 17 de Dezembro de 2017

13/08/2015 15:40

Polícia é capacitada para combater contrabando e prejuízo de R$ 100 bi

Filipe Prado
Os policiais realizaram um demostração de policiamento usando helicóptero (Foto: Pedro Peralta)Os policiais realizaram um demostração de policiamento usando helicóptero (Foto: Pedro Peralta)

O prejuízo anual com o contrabando na fronteira de Mato Grosso do Sul supera R$ 100 bilhões. Para conter este número, a Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) realiza um congresso para a capacitação de policiais para a fiscalização e captura de suspeitos de contrabando e tráfico de drogas.

Na abertura, a CGPA (Coordenadoria Geral de Policiamento Aéreo) realizou uma demonstração de fiscalização utilizando um helicóptero. Os policias simularam a perseguição a um suspeito e também a descida da aeronave utilizando a técnica do rappel.

O coordenador-geral da CGPA, coronel Edilson Duarte, explicou que o helicóptero é usado para o deslocamento de policiais e entrada em lugares com difícil acesso, onde uma aeronave de asa fixa não pousaria, como presídios.

“O helicóptero beneficia no policiamento nas regiões de difícil acesso, como a região Pantanal, que abrange boa parte do Estado”, explicou Duarte.

A fronteira seca de Mato Grosso do Sul, 16 mil quilômetros que abrange Paraguai e Bolívia, é de difícil fiscalização, por isso a polícia realiza esta integração. “A fronteira de MS é uma das mais frágeis, onde se há facilidade na entrada e saída de produtos ilícitos”, comentou o coronel.

Dados dos Idesf (Instituto de Desenvolvimento Econômico e Social de Fronteira) revelam que os cigarros são os mais contrabandeados, 67% do total. Seguido de eletrônicos, 15%, produtos de informática, 5%, e vestuários, 3%.

Conforme a Sejusp, de janeiro a junho de 2014 foram apreendidas 87 toneladas de drogas, mas no mesmo período deste ano a quantidade subiu para 120 toneladas, aumento de 234%.

Participam do congresso representantes da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros, Receita Federal e Polícia Rodoviária Federal.

Policiais participam de treinamento na Capital na manhã de hoje (Foto: Pedro Peralta)Policiais participam de treinamento na Capital na manhã de hoje (Foto: Pedro Peralta)
Carro roubado no Rio de Janeiro é recuperado em estrada rumo ao Paraguai
Um automóvel recentemente roubado no Rio de Janeiro foi recuperado por policiais militares em uma estrada vicinal de Japorã –a 487 km de Campo Grande...
Recesso de fim de ano começa nesta semana no Judiciário e Legislativo
Na reta final de 2017, para alguns servidores a "folguinha" das festas começa mais cedo. Em orgãos Estaduais e Federais de Mato Grosso do Sul, tem re...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions