ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, QUINTA  18    CAMPO GRANDE 15º

Cidades

Polícia Federal escolta urnas de votação paralela ao TRE

Redação | 03/10/2010 06:00

A Polícia Federal deflagrou nesta manhã, por volta das 6h, o processo para garantir a transparência das eleições que acontecem hoje em Mato Grosso do Sul. As duas urnas paralelas que estavam desde ontem na sede da PF, e que serão utilizadas como ferramenta de auditoria do processo de votação, foram escoltadas até a sede do TRE (Tribunal Regional Eleitoral).

As duas urnas eletrônicas, uma de Campo Grande e outra de Maracaju, foram trazidas ontem até a sede da PF por policiais rodoviários federais. Elas ficaram lacradas e sob um forte esquema de segurança.

Para ter acesso à sala em que as urnas estavam guardadas, o delegado Alcídio de Souza Araújo precisou passar por duas portas, e inserir suas digitais para abrir uma delas. As urnas foram filmadas por quase 24 horas até deixarem a sede da PF.

Cerca 10 pessoas estiveram envolvidas neste trabalho. Funcionários da Justiça Eleitoral acompanharam o translado destas urnas até a sede do TRE, no Parque dos Poderes.

Na prática, as duas urnas farão parte hoje de uma votação "fictícia", que não terá validade para o pleito eleitoral em si, mas para não haja dúvidas a respeito do processo de apuração dos votos.

A votação da urna é repetida em cédulas de papel e inserida em um programa comum de computador. Depois, os resultados da contagem manual são comparados com os da urna eletrônica. Tudo é acompanhado por uma equipe de auditores do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), representantes de partidos e coligações.

A votação paralela ocorre das 8h às 17h. No total, 46 pessoas realizarão os trabalhos, sendo 26 servidores do Tribunal de Justiça do Estado, 15 servidores e 5 estagiários do TRE.

Como funciona

Nos siga no Google Notícias