ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Cidades

Polícia prende 4 acusados de participar de execução de pecuarista em Paranaíba

Bruno Chaves | 02/04/2014 17:18
Acusados foram presos em Minas Gerais com apoio de polícias de três estados (Foto: Divulgação/PC)
Acusados foram presos em Minas Gerais com apoio de polícias de três estados (Foto: Divulgação/PC)

Quatro homens foram presos pelo SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil de Paranaíba – a 422 quilômetros de Campo Grande – acusados de executarem o pecuarista Flávio Pereira Barbosa, 41 anos, na noite de 19 de março. O trabalhador rural tentou impedir o roubo e acabou morto.

O grupo é acusado de roubar sete armas de fogo, joias, um caminhão e mais de R$ 2 mil de uma mercearia da área rural de Paranaíba, próxima a Ponte do Guilhermão, ante de assassinar o vizinho das vítimas.

João Batista da Costa, 54 anos, José Umberto Francisco Alves, 50, e dois filhos dele, Fabrício Francisco Oliveira Alves, 24, e Marcelo Francisco de Oliveira Alves, 25, são acusados de envolvimento no crime.

Eles tiveram a prisão preventiva decretada pela Justiça Criminal de Paranaíba, sendo que todos já têm passagens por roubo em Goiás, onde eram procurados pela polícia. Os mandados de prisão foram cumpridos esta semana.

Conforme o delegado responsável pelas investigações, Arivaldo Teixeira, um quinto homem que está foragido também teve participação no crime. “Acreditamos que ele vá se entregar”, diz o delegado, sem revelar o nome do acusado, para não atrapalhar as investigações.

Arivaldo contou à assessoria de imprensa da Polícia Civil que todos os envolvidos no crime são do município goiano de São Simão e vinham praticando inúmeros furtos e roubos a propriedades rurais que ficam na divisa de Mato Grosso do Sul com Goiás.

Depois de praticar o roubo e matar o pecuarista Flávio, o grupo fugiu para Ituiutaba, em Minas Gerais, onde foi preso essa semana.

Com apoio das polícias de Goiás e Minas Gerais, a Polícia Civil de Mato Grosso do Sul cumpriu diversos mandados de busca e apreensão em Ituiutaba e São Simão, onde foram apreendidos diversos objetos roubados pelos acusados e também um revólver, muito provavelmente levado da mercearia em Paranaíba.

Arma apreendida pela polícia (Foto: Divulgação/PC)
Arma apreendida pela polícia (Foto: Divulgação/PC)

Crime – No dia do crime, cinco homens encapuzados chegaram à mercearia pertencente a um casal de idosos. Dois deles, armados com espingardas tipo calibre 12, e três com revólveres, anunciaram o assalto e renderam as vítimas. Um casal que mora próximo ao estabelecimento e um homem que chegou na hora do crime também foram rendidos.

Os assaltantes obrigaram os proprietários da mercearia a abrir um cofre, de onde foram levados dinheiro, joias e pelo menos sete armas de fogo das vítimas. Diversas mercadorias do estabelecimento foram colocadas em um caminhão de cor vermelha, pertencente ao casal, junto com os demais bens furtados.

Em poder do caminhão, os homens foram próximo à Ponte do Guilhermão e abandonaram o veículo seis quilômetros depois da divisa com Goiás. O grupo entrou em um VW Gol de cor chumbo e fugiu.

O pecuarista morreu ao tentar ajudar os vizinhos. Flávio foi avisado por parentes e amigos das vítimas sobre o roubo. Depois disso, ele saiu uma Fiat Strada e seguiu os acusados para tentar pegar a placa do carro em que eles fugiam. Nesse momento, o pecuarista teve o veículo alvejado por pelo menos dez tiros. Um dos disparos atingiu o tórax de Flávio, que morreu na hora.

Nos siga no Google Notícias