ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Cidadão poderá solicitar certidão negativa via internet a partir de hoje

Ricardo Campos Jr. | 17/12/2010 08:47

Serviço será lançado oficialmente na Corregedoria de Justiça

O serviço de emissão de certidões negativas via internet será lançado hoje na Corregedoria-Geral de Justiça. A partir de agora, o cidadão não precisará mais pagar R$ 20, ter de ir pessoalmente no cartório e esperar até 3 dias para pegar o documento.

Poderão ser emitidos até três tipos de certidões judiciais: cível, criminal, falência e da justiça militar estadual. O pedido será feito no Portal de Serviços E-SAJ, cujo link poderá ser acessado na página inicial do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul (http://www.tjms.jus.br).

O processo é simples. O interessado deverá entrar no sistema e preencher as informações solicitadas (CPF, RG, etc.). Um e-mail será enviado então para a pessoa com as orientações para a impressão da certidão.

“A obtenção de certidões judiciais pela internet significa a democratização do acesso das informações do órgão aos cidadãos, de forma prática e célere”, diz o juiz auxiliar da Corregedoria, Fábio Possik Salamene.

Apenas será necessária a presença no cartório distribuidor aqueles cuja certidão seja positiva ou haja inconsistência nos dados indicados pelo solicitante. Ainda assim, a expectativa do Cartório Distribuidor de Campo Grande é que haja uma redução na demanda por esse serviço, visto que 70% do total diário de expedições são negativas e agora serão solicitadas pela internet.

Nos siga no Google Notícias