ACOMPANHE-NOS    
AGOSTO, QUARTA  05    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Portaria define regras para visitar Gruta do Lago Azul

Por Redação | 26/04/2010 12:51

Um dos mais importantes atrativos turísticos de Bonito, a 257 quilômetros de Campo Grande, teve as regras para visitação contemplativas revalidadas a partir de portaria do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

O acesso a Gruta do Lago Azul passa a ser controlada em número de visitantes e procedimentos de segurança também foram atualizados. Com a nova portaria, a Gruta do Lago Azul passa a ter limite diário de 305 visitas. O acesso se dará em grupos de 15 pessoas acompanhados de guia de turismo com registro na Embratur (Empresa Brasileira de Turismo) e cadastro na Secretaria Municipal de Turismo, Indústria e Comércio de Bonito.

Entre um grupo de visitação e outro será preciso obedecer limite de no mínimo 20 mnutos. Dentro da caverna poderão circular até quatro grupos ou 60 pessoas. Para conhecer a Gruta do Lago Azul, o turista vai precisar de um voucher único emitido pelo município de Bonito, que pode transferir a tarefa às agências e operadoras de turismo locais.

Os visitantes deverão utilizar capacete com fixação de três pontas, tênis ou calçado fixo com solado de borracha e preenchimento obrigatório da guia de seguro pelos visitantes.

A Gruta do Lago Azul está inserida no perímetro do Monumento Natural da Gruta do Lago Azul. As grutas fazem parte do complexo de cavernas da Serra da Bodoquena e são valorizadas pelo caráter patrimonial e científico por conta dos registros geológicos, geomorfológicos, paleontológicos e biológicos.