ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Postos da Capital já vacinam crianças contra pneumonias

Redação | 01/04/2010 14:54

Desde o dia 22 de março a rede de saúde municipal oferece a vacina pneumocócica 10-valente, que protege contra a bactéria pneumococo causadora de meningites e pneumonias pneumocócicas, sinusite, inflamação no ouvido e bacteremia (presença de bactérias no sangue), entre outras doenças.

A diretora de Vigilância em Saúde da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), Ana Lúcia Lyrio de Oliveira, esclarece que a data foi definida para aproveitar o período de vacinação contra gripe A. Quando a mãe leva o filho para imunização contra a gripe A, a criança também é imunizada contra a pneumonia.

"A vacina é aplicada em crianças menores de dois anos, aproveitando a vacinação contra o Influenza", explica a médica.

A medicação substituirá a vacina Pneumo 7 Valente que até então era disponibilizada apenas como imuno especial, para crianças com baixa imunidade ou doenças crônicas.

Nos primeiros 12 meses após a implementação, as novas vacinas serão aplicadas em menores de dois anos. A partir de 2011, elas farão parte do calendário básico de vacinação da criança específico para os menores de um ano

Depois de cinco anos do início dos novos programas de vacinação, em 2015, a previsão é que sejam evitadas aproximadamente 45 mil internações em decorrência da pneumonia, por ano, em todo o Brasil.

Doenças

Nos siga no Google Notícias