ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

Praça ganha "banho" para aniversário de Campo Grande

Redação | 25/08/2010 07:48

Na véspera do aniversário de 111 anos de Campo Grande, a praça da paróquia Santo Antônio, na rua 15 de Novembro, ganha "banho" com direito a 40 litros de detergente biodegradável e dois mil litros de água.

A ação é realizada pelo Seac/MS (Sindicato das Empresas de Asseio e Conservação). No ano passado, a faxina foi realizada no Calçadão da Barão.

De acordo com o vice-presidente do sindicato, Eduardo Silveira Camargo, a praça foi escolhida por ser um ponto histórico, em frente à igreja matriz e na área central.

José Antonio Pereira, fundador da cidade, contruiu primeiro uma capela de madeira, em 1879, depois de uma promessa a Santo Antônio.

Anos depois, com uma rua passando no local do prédio, a capela mudou de endereço e virou igreja matriz, construída na década de 30. Novamente foi destruída no final da década de 1970, por problemas estruturais e reconstruída. A atual igreja de Santo Antonio foi inaugurada em 1989.

A igreja recebeu o título de Catedral Metropolitana de Nossa Senhora da Abadia depois da bênção do Papa João Paulo II, em visita a Campo Grande em 1991.

A limpeza hoje, realizada por 11 pessoas, inclui, além do calçamento, o busto em homenagem a Vespasiano Barbosa Martins, que foi senador e prefeito de Campo Grande. A estátua, datada de 1969, foi uma homenagem da colônia japonesa.

O sindicato reúne 6.500 trabalhadores de 65 empresas do Estado. Na Capital, são 3.500 funcionários no setor de limpeza e conservação. O salário médio dos trabalhadores é de R$ 560.

Amanhã, a festa dos 111 anos da Capital começa às 6h com Alvorada Festiva. Em seguida, será disputada a tradicional Corrida do Facho. A partir das 8h, acontece o desfile cívico na rua 14 de Julho.

Nos siga no Google Notícias