ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 19º

Cidades

Prazo para alistamento nas Forças Armadas termina neste mês

Ricardo Campos Jr. | 03/06/2017 13:24

Rapazes que completam 18 anos em 2017 e ainda não fizeram o alistamento obrigatório das Forças Armadas, têm até o fim deste mês para cumprir o procedimento. Em Mato Grosso do Sul é possível se inscrever por meio de uma plataforma na internet e quem mora no exterior deve procurar uma embaixada ou consulado do Brasil.

Segundo informações do Ministério da Defesa, anualmente cerca de 1,8 milhão de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas.

O adolescente que burlar o procedimento fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Um ano após o alistamento, os jovens são convocados para a seleção geral, onde podem optar pelo Exército, Marinha ou Aeronáutica, mas só vai ser atendido se enquadrar-se nos perfis e padrões previamente estabelecidos por cada uma dessas corporações e disponibilidade de vagas.

O serviço militar inicialmente dura um ano, mas pode ser reduzido a dois meses ou prorrogado em seis meses. Se ao fim do período houver vagas, os jovens podem permanecer como soldados voluntários e há oportunidade de fazer cursos para patentes mais altas e fazer careira.

Para o alistamento são necessários certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3x4 recente.

Após o alistamento, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e a data de retorno à Junta de Serviço Militar para que possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa.

Nos siga no Google Notícias