A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 18 de Setembro de 2018

03/06/2017 13:24

Prazo para alistamento nas Forças Armadas termina neste mês

Ricardo Campos Jr.

Rapazes que completam 18 anos em 2017 e ainda não fizeram o alistamento obrigatório das Forças Armadas, têm até o fim deste mês para cumprir o procedimento. Em Mato Grosso do Sul é possível se inscrever por meio de uma plataforma na internet e quem mora no exterior deve procurar uma embaixada ou consulado do Brasil.

Segundo informações do Ministério da Defesa, anualmente cerca de 1,8 milhão de jovens fazem o alistamento militar e aproximadamente 100 mil são incorporados às Forças Armadas.

O adolescente que burlar o procedimento fica impedido de tirar passaporte, ingressar no serviço público ou ser matriculado em qualquer instituição de ensino – inclusive universidades. Além disso, está previsto pagamento de multa, que varia de acordo com a quantidade de dias em que o candidato deixou de se alistar.

Um ano após o alistamento, os jovens são convocados para a seleção geral, onde podem optar pelo Exército, Marinha ou Aeronáutica, mas só vai ser atendido se enquadrar-se nos perfis e padrões previamente estabelecidos por cada uma dessas corporações e disponibilidade de vagas.

O serviço militar inicialmente dura um ano, mas pode ser reduzido a dois meses ou prorrogado em seis meses. Se ao fim do período houver vagas, os jovens podem permanecer como soldados voluntários e há oportunidade de fazer cursos para patentes mais altas e fazer careira.

Para o alistamento são necessários certidão de nascimento ou equivalente (carteiras de identidade, de motorista ou de trabalho), comprovante de residência e uma foto 3x4 recente.

Após o alistamento, o jovem recebe o Certificado de Alistamento Militar (CAM) e a data de retorno à Junta de Serviço Militar para que possa tomar conhecimento quanto à apresentação na seleção geral ou à dispensa.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions