ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  26    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Prazo para quem reside no exterior se inscrever no Encceja termina amanhã

Prova será realizada no dia 10 de setembro, pelo Inep e Ministério das Relações Exteriores, em dez países.

Anahi Gurgel | 16/07/2017 11:26
Resultados do Encceja podem ser utilizados para a certificação de ensino fundamental ou médio e para emissão da declaração de parcial de proficiência. (Foto: Divulgação/Governo Federal)
Resultados do Encceja podem ser utilizados para a certificação de ensino fundamental ou médio e para emissão da declaração de parcial de proficiência. (Foto: Divulgação/Governo Federal)

Termina nesta segunda-feira (17) o prazo para os brasileiros que residem no exterior se inscfreverem no Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos). Os resultados podem ser utilizados para a certificação de conclusão de ensino fundamental ou do ensino médio e ainda para emissão da declaração de parcial de proficiência.

A prova será aplicada no dia 10 de setembro pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira) em parceria com o Ministério das Relações Exteriores e com as representações diplomáticas do Brasil nos locais de aplicação.

Será realizada para quem mora em Boston, Nova Iorque e Miami (Estados Unidos), Bruxelas (Bélgica), Caiena (Guiana Francesa) Lisboa (Portugal), Genebra (Suíça) Madri (Espanha), Londres (Reino Unido), Paris (França), Amsterdã (Holanda) e Nagóia, Hamamatsu e Ota (Japão).

Entre os dias 11 e 22 de setembro, o exame também será realizado em unidades prisionais em Tóquio (Japão) e em Caiena (Guiana Francesa).

A participação no Encceja é voluntária e gratuita, sendo destinada a quem não concluiu os estudos em idade apropriada.

A inscrição está disponível na página eletrônica do exame.

Resultados – Para utilizar a pontuação do Encceja para a certificação do ensino fundamental, o candidato deve ter 15 anos completos na data da realização da prova. Para certificação do ensino médio, a idade é de pelo menos 18 anos.

No Brasil - Para quem mora no Brasil, as inscrições para o Encceja começam no dia 7 de agosto e a prova será realizada no dia 8 de outubro. A partir deste ano, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) não poderá mais ser usado para a certificação de conclusão do ensino médio, e que feita exclusivamente pelo Encceja.

O Exame Nacional de Ensino Médio, entre 2009 e 2017, era o exame responsável pela certificação de ensino médio. O Encceja, nesse período, ficou responsável apenas por certificação de ensino fundamental no Brasil – no exterior ainda era possível usar o testa para ambos os níveis.

Com as recentes mudanças do Novo Enem 2017, o Encceja volta a ser uma das principais maneiras de garantir ambos os certificados – variando sempre de acordo com as regras de cada região específica que aplica os exames.

 

Nos siga no Google Notícias