A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sexta-feira, 21 de Setembro de 2018

14/04/2018 10:40

Prédios "ficam" verdes no mês de prevenção a acidente de trabalho

Técnicos de enfermagem são a segunda categoria com mais notificações oficiais de acidentes de trabalho no Estado – foram 367 ocorrências em 2017

Danielle Valentim
Dia 7 de abril é considerado o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril foi consagrado pela Organização Internacional do Trabalho como o dia Mundial em Memórias às Vítimas de Trabalho e de Doenças Ocupacionais. (Foto: Diogo Gonçalves)Dia 7 de abril é considerado o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril foi consagrado pela Organização Internacional do Trabalho como o dia Mundial em Memórias às Vítimas de Trabalho e de Doenças Ocupacionais. (Foto: Diogo Gonçalves)

O teatro do Paço Municipal de Campo Grande, monumento Obelisco e três edifícios do MPT (Ministério Público do Trabalho em Mato Grosso do Sul), localizados na Capital, Dourados e Três Lagoas, receberam iluminação em alusão ao movimento “Abril Verde”. 

Além dos prédios, a iluminação alcança outras instituições públicas, como o Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região (TRT-MS), o Fórum Trabalhista de Campo Grande, a Câmara Municipal de Campo Grande, a Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, a Federação das Indústrias de Mato Grosso do Sul, assim como a torre da TV Morena (afiliada à Rede Globo) e o paliteiro da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul.

O Abril Verde alerta para a necessidade de reverter o grave quadro da segurança do trabalho no Brasil, que registra mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, pelo menos desde de 2010, segundo dados da Previdência Social. Somente em 2014, foram 704 mil acidentes de trabalho, sendo 2.783 casos fatais e 251,5 mil que resultaram em afastamentos por período superior a quinze dias.

De acordo com o Concat, sistema para consulta de dados da Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT), só no ano passado foram registrados 194 casos. Os técnicos de enfermagem são a segunda categoria com mais notificações oficiais de acidentes de trabalho no Estado – foram 367 ocorrências em 2017.

A prefeitura de Campo Grande é parceira nesta campanha e participa das ações promovidas pelo Tribunal Regional do Trabalho de Mato Grosso do Sul (TRT-MS). As lampadas foram instaladas pelos servidores da Divisão de Manutenção Predial da Secretaria Municipal de Saúde (SESAU) com apoio da Secretaria de Obras (Sisep).

Mobilização - Considerando que o dia 7 de abril é considerado o Dia Mundial da Saúde e o dia 28 de abril foi consagrado pela Organização Internacional do Trabalho como o dia Mundial em Memórias às Vítimas de Trabalho e de Doenças Ocupacionais, o mês concentra as ações do Movimento Abril Verde.

As ações do Movimento Abril Verde são realizadas pelo Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, em conjunto com o Ministério Público do Trabalho, Ministério do Trabalho, Estado de Mato Grosso do Sul e Município de Campo Grande.

De acordo com dados oficiais mais recentes, são registrados mais de 500 mil acidentes de trabalho por ano, causando mais de 2 mil mortes por ano e retirando definitivamente do mundo do trabalho 37 trabalhadores por dia.

Na próxima segunda-feira, dia 16 de abril, a Justiça do Trabalho, o Ministério Público do Trabalho, o Ministério do Trabalho e os Centros de Referência em Saúde do Trabalhador - Cerest Estadual e Municipal - realizam ação de conscientização em obra de um edifício na Rua Nova Era, no Jardim Bela Vista, em Campo Grande.

Já no dia 27 de abril, será realizado o Seminário em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho, no TRT-MS, no Parque dos Poderes, em Campo Grande.

 

MEC quer programa para ocupar vagas ociosas em universidades públicas
O Ministério da Educação (MEC) estuda criar ainda este ano uma nova modalidade do Sistema de Seleção Unificada (Sisu), chamada Sisu Transferência, vo...
Mega-Sena acumula de novo e prêmio para sábado vale R$ 22 milhões
O segundo sorteio da Mega-Sena, desta semana que terão três, mais uma vez, voltou acumular, devido a falta de acertadores no prêmio principal. O sort...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions