ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, SEXTA  29    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Prefeitura continua recuperação de 180 árvores na 3ª

Redação | 29/10/2009 18:33

Na próxima terça-feira, dia 3 de novembro, as secretarias municipais de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano e de Infraestrutura, Transporte e Habitação retomam as ações de recuperação de 180 árvores (quase) centenárias na avenida Afonso Pena, em Campo Grande.

A intervenção para a recuperação das árvores começou hoje e está sendo realizada no canteiro entre as ruas Pedro Celestino e Padre João Crippa, em que cinco árvores terão sua área permeável alargada para que possam romper o estrangulamento de suas raízes.

A última ação no sentido de recuperar as árvores plantadas por volta de 1914 na Afonso Pena e na avenida Mato Grosso aconteceu em 1995. De acordo com o secretário de Meio Ambiente, Marcos Cristaldo, todo o processo deverá ser concluído em até 60 dias.

Para garantir um bom trabalho, 12 homens estão empenhados em recuperar as árvores nos canteiros das avenidas. O trabalho consiste em reforçar as raízes e galhos com a aplicação de calda bordoleza (mistura de sulfato de cobre e cal virgem com água) para combater doenças nos galhos e podas. Ao final, serão aplicados 100 quilos de adubo orgânico no pé das árvores.

Plano - A prefeitura quer efetivar o plantio de 70 mil árvores na Capital até 2011, através de um plano ousado de arborização.

Segundo a Organização das Nações Unidas, não existe qualidade de vida e redução de estresse urbano sem, no mínimo, 16 metros quadrados de área verde por habitante. Em Campo Grande - de acordo com dados da Secretaria Municipal de Meio Ambiente - esse número chega até 75 metros quadrados de área verde por habitante, o que comprova que a cidade está à frente de várias outras.

Nos siga no Google Notícias