ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 27º

Cidades

Prefeitura de Dourados prepara dias de ativismo contra a violência

Edmir Conceição | 12/11/2011 11:18

A Prefeitura de Dourados, por meio da Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres, discutiu essa semana com com representantes de órgãos públicos, instituições e sociedade civil as atividades dos 16 dias de ativismo de enfrentamento à violência contra a mulher, com o tema “Da paz no lar, até a paz no mundo: a violência e seus impactos na vida das mulheres”. A ação é comemorada mundialmente a partir do dia 25 de novembro.

O objetivo é unificar a programação das entidades públicas e privadas e assim envolver a comunidade nas ações desenvolvidas. Em Dourados as atividades serão antecipadas para 20 de novembro, Dia Nacional da Consciência Negra.

“Queremos envolver a sociedade no debate sobre o aumento do uso de armas, seja aquelas consideradas brancas ou de fogo, e o papel que exerce na violência doméstica, vinculado a ideia de poder e masculinidade desempenhada sobre as mulheres”, afirma a vice-prefeita e Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres Dinaci Ranzi.

Ela reforça que serão discutidas também as formas de violência, sexual, de gênero e estatal.

Algumas datas já foram pré-definidas, como dia 23 de novembro, quando o curso de Pedagogia da UFGD vai promover o abraço de compromisso com o enfrentamento à violência. “A intenção é envolver alunos, professores, funcionários e a comunidade em geral em um abraço em torno do prédio da universidade”, explicou Dinaci.

Outra atividade definida será a mesa de conversação, que acontece dia 25, com o tema “Lei Maria de Penha: responsabilidades, atribuições e competências”, e participação de órgãos de segurança e Poder Judiciário. Neste dia serão comemorados ainda os 10 anos de funcionamento do Centro de Atendimento à Mulher em Situação de Violência, o Viva Mulher.

(*) Com informações da Assecom

Nos siga no Google Notícias