ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, SEXTA  19    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Primavera terá chuvas abaixo da média histórica no Estado, prevê Inmet

Bruno Chaves e Edivaldo Bitencourt | 11/09/2013 10:52
Estação das flores começa às 16h44 do dia 22 deste mês (Foto: Marcos Ermínio)
Estação das flores começa às 16h44 do dia 22 deste mês (Foto: Marcos Ermínio)

A Primavera começa, oficialmente, às 16h44 do dia 22 de setembro em Mato Grosso do Sul. No entanto, a nova estação não será marcada apenas pelo surgimento das flores, mas pela volta das chuvas, principalmente, no final da tarde, e dias mais quentes. No entanto, segundo prognóstico do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), a probabilidade é de chuvas abaixo da média história na região sul do Estado.

De acordo como CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o período será marcado pelas temperaturas mais elevadas, em decorrência da forte radiação e de maior frequência de dia com céu claro.

O órgão também alerta que voltam a ocorrer as pancadas de chuvas no final da tarde e início da noite em decorrência do aumento da umidade e do forte calor no decorrer da estação, que marca a transição entre o inverno e o verão.

Em Ponta Porã, na região sul do Estado, a pesquisa do Inmet indica que a faixa normal de precipitação acumulada no trimestre setembro/outubro/novembro deste ano situa-se, aproximadamente, entre 300 mm e 500 mm. Com isso, a probabilidade prevista da chuva acumulada exceder os 500 mm neste trimestre é de aproximadamente 25%. Do mesmo modo, a probabilidade de que chova menos que 400 mm é de aproximadamente 45%.

Ainda de acordo com a pesquisa, existe uma distribuição da ordem de 45% e 30% de probabilidade dos totais pluviométricos situarem-se abaixo do esperado na área que inclui o Paraná, Santa Catarina e o Sudoeste de São Paulo.
No decorrer do trimestre setembro/outubro/novembro deste ano, a previsão indica temperaturas dentro da normalidade para o centro-sul do Brasil, onde Mato Grosso do Sul está localizado.

Mesmo assim, o Inmet ressalta que ainda podem ocorrer incursões de massas de ar frio mais intensas no início do trimestre, o que pode acarretar na queda de temperaturas em toda a região.

Histórico - Durante a Primavera, segundo o CPTEC, a média histórica de chuva na Capital é de 81,1 mm em setembro, 130 mm em outubro e 110 em novembro. Neste mês, o recorde de chuva em 24 horas é de 15 de setembro de 1990, com 75,8 milímetros.

O recorde durante a primavera é de 18 de novembro de 1963, quando choveu 115,1 milímetros em único dia em Campo Grande.

Nos siga no Google Notícias