A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Sábado, 16 de Dezembro de 2017

20/03/2015 06:15

Primeiro dia de outono tem temperatura alta, mas há previsão de frente-fria

Liana Feitosa
O dia amanheceu nublado em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)O dia amanheceu nublado em Campo Grande (Foto: Marcos Ermínio)

O último dia do verão será tradicionalmente quente e úmido, como o clima que predomina essa estação. A previsão para esta sexta-feira (20) é de sol intenso, com aumento de nuvens pela manhã e possibilidade de chuva à tarde à noite, segundo o Climatempo.

A temperatura máxima pode chegar aos 30°C e o índice de radiação solar, o IUV (índice ultravioleta), será extremo, portanto, muito agressivo.

Às 18h45 desta sexta, no horário de Mato Grosso do Sul, começa o outono. A expectativa é de que, nesta estação, as chuvas fiquem dentro da média histórica na maior parte do Estado e os termômetros passem a registrar temperaturas mais amenas.

Mudanças - Para a meteorologista Cátia Braga, a estação é um período de transição entre o verão e inverno, por isso, verificam-se características de ambas estações, ou seja, mudanças rápidas nas condições de tempo, maior frequência de nevoeiros e registros de geadas em locais serranos de algumas regiões do país.

Além disso, na próxima estação será possível notar redução das chuvas na maior parte de Mato Grosso do Sul, porém nos municípios do centro-sul o volume deve ficar acima da média histórica.

Chuvas - No sul do Estado, em Ponta Porã, por exemplo, onde a média de chuvas é de 168,3 milímetros, o volume deve crescer 30%. As chuvas excessivas nessa região são ocasionadas pela entrada de frentes frias.

Em Campo Grande, espera-se média de 151,5 milímetros, mas a tendência é de queda nesse volume. A expectativa, para abril, é de 116,5 e, para maio, de 96,6 milímetros.

Em relação às temperaturas, a previsão é de que a média das máximas gire em torno de 29.8°C na capital e 36.3°C em Aquidauana. Os índices altos são devido aos sistemas de alta pressão que ainda ocasionam dias com altas temperaturas até a chegada do inverno. A média das mínimas no sul do Estado ficará entre 19°C, em Ponta Porã, e 21°C em Dourados.

Frio - Apesar disso, a partir de hoje (20), a entrada de frentes frias podem derrubar essas temperaturas bruscamente. Em Campo Grande, por exemplo, elas podem chegar a 15°C. Cátia explica que, no ano passado, nessa mesma época, as mínimas chegaram a 12,8°C em Sete Quedas, por exemplo.

O mesmo quadro será registrado em parte do Centro-Oeste, onde as temperaturas também se tornarão mais amenas devido à entrada de massas de ar frio, com temperaturas mínimas que variam de 12°C a 18°C, chegando a valores inferiores a 10°C nas regiões serranas. Nestas mesmas áreas, as temperaturas máximas oscilam entre 18°C e 28°C.

Mega-Sena pode pagar R$ 39 milhões no sorteio deste sábado
A Mega-Sena deste sábado (16), que está acumulada, pode pagar R$ 39 milhões para quem acertar os seis números. O concurso 1.997 ocorre às 20 horas, h...
MEC deve homologar Base Comum Curricular na próxima quarta-feira
O Ministério da Educação informou que a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), aprovada hoje (15) pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), deve ser ...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions