ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
MARÇO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Procon afirma que cobrança por abertura de conta em banco é ilegal

Nyelder Rodrigues | 04/06/2012 20:59

Uma reunião entre os Procon’s de várias regiões do país definiu que a cobrança de tarifas bancárias para abertura de conta é ilegal, mesmo havendo uma resolução do Banco Central permitindo tal prática.

Conforme o superintendente do Procon-MS, Alexandre Rezende, a reunião debateu o tema e chegou ao entendimento que a cobrança lesa os consumidores, pois se trata de um ônus que não deve ser transmitido para o consumidor pelo fato de fazer parte do serviço.

Rezende alerta os consumidores que os bancos que insistirem podem ser multados se comprovada a cobrança, tendo as instituições financeiras de ressarcir o cliente em até o dobro do valor cobrado.

O Procon ainda chama a atenção para que seja tomado cuidado na escolha do banco, principalmente com as taxas, orientado que antes seja feita uma pesquisa sobre as taxas cobradas, e porcentagem de juros do banco.

Uma das opções de pesquisa Sistema de Divulgação de Tarifas de Serviços Financeiros da Federação Brasileira de Bancos, que pode ser acessada pelo site www.febraban-star.org.br.

Nos siga no Google Notícias