ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 31º

Cidades

Produtores de orgânicos têm até dia 31 para se adequar às novas regras

Ana Maria Assis | 24/12/2010 14:21

Os empresários produtores de orgânicos devem obedecer a nova regularização para produção e comercialização dos produtos até o dia 31 deste mês. As regras têm como base critérios para produção e comercialização, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte, certificação e fiscalização, e seguem normas estabelecidas pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

De acordo com a legislação brasileira, existem três instrumentos para garantir a qualidade dos alimentos: certificação, sistemas participativos de garantia e controle social para venda direta sem certificação.

O agricultor que estiver de acordo com as novas regras conseguirá o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica, fornecido por certificadoras cadastradas no Ministério da Agricultura, que também fiscalizam os produtos.

O selo também poderá ser concedido pelos sistemas participativos de garantia, associações de produtores que fazem auditoria, fiscalizam e certificam os produtos.

Os agricultores orgânicos, que vendem por conta própria, obtêm autorização para atuar em feiras e entregas em domicílio, quando se cadastram no site do ministério.

Organizações e produtores de vários estados já solicitaram a regularização ao ministério.

Segundo o chefe da Divisão de Controle de Qualidade Orgânica, Roberto Mattar, os interessados podem acessar informações sobre legislação, cartilhas educativas para adequação aos novos regulamentos, formulários para cadastros e credenciamento pela internet e nas representações estaduais do ministério.

Os produtos orgânicos são cultivados sem emprego de agrotóxicos e fertilizantes químicos, provenientes de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantêm a vida biológica do solo ativa.

As técnicas para obter o produto orgânico incluem uso de compostagem (processo que transforma a matéria orgânica em adubo), manejo orgânico do solo e diversidade de culturas.

Também são características fundamentais na produção orgânica a responsabilidade social e ambiental, como o uso adequado do solo, água, ar e recursos naturais.

(Fonte: Ministério da Agricultura)

Nos siga no Google Notícias