A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Terça-feira, 12 de Dezembro de 2017

24/12/2010 14:21

Produtores de orgânicos têm até dia 31 para se adequar às novas regras

Ana Maria Assis

Os empresários produtores de orgânicos devem obedecer a nova regularização para produção e comercialização dos produtos até o dia 31 deste mês. As regras têm como base critérios para produção e comercialização, incluindo armazenamento, rotulagem, transporte, certificação e fiscalização, e seguem normas estabelecidas pelo Sistema Brasileiro de Avaliação da Conformidade Orgânica.

De acordo com a legislação brasileira, existem três instrumentos para garantir a qualidade dos alimentos: certificação, sistemas participativos de garantia e controle social para venda direta sem certificação.

O agricultor que estiver de acordo com as novas regras conseguirá o selo do Sistema Brasileiro de Avaliação de Conformidade Orgânica, fornecido por certificadoras cadastradas no Ministério da Agricultura, que também fiscalizam os produtos.

O selo também poderá ser concedido pelos sistemas participativos de garantia, associações de produtores que fazem auditoria, fiscalizam e certificam os produtos.

Os agricultores orgânicos, que vendem por conta própria, obtêm autorização para atuar em feiras e entregas em domicílio, quando se cadastram no site do ministério.

Organizações e produtores de vários estados já solicitaram a regularização ao ministério.

Segundo o chefe da Divisão de Controle de Qualidade Orgânica, Roberto Mattar, os interessados podem acessar informações sobre legislação, cartilhas educativas para adequação aos novos regulamentos, formulários para cadastros e credenciamento pela internet e nas representações estaduais do ministério.

Os produtos orgânicos são cultivados sem emprego de agrotóxicos e fertilizantes químicos, provenientes de sistemas agrícolas baseados em processos naturais, que não agridem a natureza e mantêm a vida biológica do solo ativa.

As técnicas para obter o produto orgânico incluem uso de compostagem (processo que transforma a matéria orgânica em adubo), manejo orgânico do solo e diversidade de culturas.

Também são características fundamentais na produção orgânica a responsabilidade social e ambiental, como o uso adequado do solo, água, ar e recursos naturais.

(Fonte: Ministério da Agricultura)

Indenizações por morte no trânsito crescem 24% em relação a 2016
O número de indenizações pagas pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Via Terrestre (Seguro Dpvat) entre janeiro e novemb...
ANS regulamenta novas regras de compartilhamento para planos de saúde
A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) publicou duas resoluções normativas na tentativa de dar mais segurança e estabilidade ao mercado de pla...
UFMS recebe inscrições para vários cursos no Vestibular 2018
A UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) segue com inscrições abertas para o Vestibular 2018, que selecionará alunos para cursos de gradua...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions