A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Quarta-feira, 13 de Dezembro de 2017

01/09/2011 17:52

Profissionais da saúde realizam mesa redonda sobre Alzheimer no dia 21

Anny Malagolini

O encontro será na Associação Brasileira de Odontologia (ABO), às 19h30.

O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se manisfesta por uma perda acentuada e progressiva da memória. (Foto: ilustração) O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se manisfesta por uma perda acentuada e progressiva da memória. (Foto: ilustração)

No dia 21 de setembro acontece em Campo Grande uma mesa redonda formada por profissionais da área da saúde, em debate sobre ao Mal de Alzheimer. O encontro acontece na Associação Brasileira de Odontologia (ABO), a partir das 19h30, e é aberto ao público.

Participará do evento o vice-presidente da Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), o dentista Marco Polo, que é especialista em odontogeriatria. Em congresso realizado em agosto deste ano, no Estado do Pará, Marco Polo foi eleito vice-presidente nacional da Abraz, junto com a psicóloga Fernanda Gouveia Paulino, que foi eleita presidente da associação.

A Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz) existe com intuito de auxiliar os familiares e “cuidadores” dos idosos que possuem esta síndrome. O objetivo da Abraz é “passar informação”, é o que diz o vice-presidente da Abraz nacional, Marco Apolo. Ele ainda conta que a instituição serve para que familiares e “cuidadores” de pessoas que possuem o Alzheimer possam aprender mais sobre a doença. E que saibam que a medicação não é a única forma de tratamento.

Doença- O Alzheimer é uma doença neurodegenerativa que se manisfesta por uma perda acentuada e progressiva da memória e de outras capacidades mentais, a medida que as células nervosas (neurônios) morrem e diferentes áreas do cérebro se atrofiam. Por este motivo, se tornou um dos principais objetos de estudo da medicina moderna.

O primeiro e mais comum sinal entre os portadores da síndrome é a perda de memória, que muitas vezes são confundidas com problemas da idade. Com o passar da doença outras áreas são afetadas, como aprendizagem e coordenação motora, confusão mental, irritabilidade, agressividade, alterações de humor e falhas na linguagem.

Em um estado mais avançado, o paciente começa a se afastar da realidade. Mas é importante ressaltar que cada portador da síndrome sofre de forma diferente e única, por isso, a doença de Alzheimer pode se manter não diagnosticada durante anos.

A Abraz é uma instituição sem fins lucrativos, e todos os seus integrantes realizam um trabalho voluntário. Para fazer parte ou doações ligue: 0800 55 1906.

Mega-Sena acumula e prêmio no sábado pode chegar a R$ 39 milhões
A Mega-Sena mais uma vez ficou sem vencer na noite desta quarta-feira (13) e, assim, acumulou. O prêmio pode subir para R$ 39 milhões no sorteio do p...
Chuva intensa de meteoros terá pico na madrugada de quinta-feira
A chuva de meteoros Geminídeos – uma das mais intensas e brilhantes do ano – vai ocorrer durante a noite de hoje (13) e a madrugada de amanhã (14) e ...
STF tem maioria a favor de delação negociada pela Polícia Federal
O Supremo Tribunal Federal (STF) formou hoje (13) maioria para manter a autorização legal para que a Polícia Federal (PF) possa negociar delações pre...


imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions