A notícia da terra a um clique de você.
Campo Grande, Segunda-feira, 18 de Dezembro de 2017

05/07/2013 17:56

Programa Sanear Morena 2 entrega obras de esgoto no Jardim Panamá

Bruno Chaves

Moradores do Jardim Panamá III terão acesso à rede de esgoto até o fim do próximo mês. Isso porque as obras de implantação do esgotamento sanitário no bairro já são realizadas pela Águas Guariroba e a previsão é para que o serviço esteja terminado em agosto deste ano.

Conforme informações da concessionária de água, a execução das obras no Panamá III faz parte do programa Sanear Morena 2, que investe R$ 57 milhões na ampliação dos serviços de esgoto em 33 bairros da região urbana do Imbirussu, parte Oeste de Campo Grande.

Ao todo, serão instalados dois mil metros de rede coletora e 170 novas ligações domiciliares. Com isso, a comunidade do Panamá III, formada por cerca de 550 pessoas, será atendida com o serviço de coleta e tratamento de esgoto.

O aposentado Valdemar Serafim, que acompanha o trabalho das equipes da Águas Guariroba da calçada de casa, vê com entusiasmo o avanço na região. “Moro aqui há mais de 40 anos e ver melhorias no bairro é sempre bom. Com o esgoto, não vou precisar cuidar da fossa e vou ter a garantia de mais saúde para os netos que me visitam”, afirma.

Além do Panamá III, equipes da concessionária também trabalham nos bairros Portal Panamá, Jardim Panamá II e IV, Residencial dos Bancários, Recanto dos Pássaros e Residencial Sagarana. No total, serão mais de 14 km de extensão de rede coletora instaladas, 1.141 ligações feitas e 3.560 moradores beneficiados na região.


A região do Imbirussu está recebendo uma cobertura de 139 km de rede coletora de esgoto por meio do Sanear Morena 2. Segundo a Águas, serão 42 mil pessoas, em 33 bairros, beneficiadas diretamente.

Ao todo, 63% das obras para ampliação do sistema de coleta de esgoto do Sanear Morena 2 já foram realizadas. Esse valor representa 88 km de extensão da rede e quase oito mil ligações feitas.

Tratamento de esgoto – A construção de uma nova Estação de Tratamento de Esgoto, a ETE Imbirussu, foi outro investimento do Sanear Morena 2. Ela foi inaugurada em março deste ano e possui capacidade inicial para tratar 10 milhões de litros de esgoto por dia.

A previsão é para que as obras do Sanear Morena 2 sejam concluídas até dezembro deste ano. Com a finalização do programa, 70% de Campo Grande estará coberta com rede de esgoto.

Depois desse prazo, a Águas Guariroba dará início ao projeto de universalização que vai disponibilizar o serviço de coleta e tratamento de esgoto para toda a população da Capital até 2025. Para isso serão investidos R$ 636 milhões.



imagem transparente

Classificados


Desenvolvido por Idalus Internet Solutions