ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
ABRIL, TERÇA  23    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Projeto cadastra mais de mil índios para documentação

Redação | 26/10/2010 09:46

O projeto "Cidadania, Direito de Todos" cadastrou mais de mil indígenas neste final de semana. O projeto visa oferecer aos índios a documentação básica, como RG (Registro Geral) e CPF (Cadastro de Pessoa Física).

A iniciativa é do CNJ (Conselho Nacional de Justiça) em conjunto com diversas instituições, como o TJ/MS (Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul) e Funai (Fundação Nacional do Índio).

A Capital é pioneira em receber a ação devido a grande população indígena. Um levantamento inicial foi feito pela comissão antes de iniciar as atividades e os dados apontam mais de dois mil índios sem documentação nas aldeias urbanas de Campo Grande.

Ao todo, foram cadastrados 1.070 índios. O projeto prevê também a emissão do Rani (Registro Administrativo de Nascimento de Índio), preservando assim a identidade cultural dos indígenas.

A Fundação Nacional do Índio (Funai) atendeu 220 pessoas em busca do Rani e outros 258 índios solicitaram Certidão de Nascimento.

Foram também emitidos, no sábado e domingo (23 e 24), 217 CPFs e 216 RGs, além de 78 Carteiras de Trabalho e outros 73 atendimentos realizados pela Defensoria Pública.

No início de 2011 será realizada uma segunda fase do projeto para atender os indígenas que não conseguiram ser atendidos.

Nos siga no Google Notícias